Notícias

Multidão invade o aeroporto de Cabul; tumulto deixa mortos

Após o Talibã reassumir o controle do Afeganistão, um tumulto no aeroporto de Cabul deixou ao menos cinco mortos nesta segunda-feira, 16, quando uma multidão tentava embarcar em aviões para deixar o país.

16 Ago 2021 - 17h01 | Atualizado em 16 Ago 2021 - 17h01
Multidão invade o aeroporto de Cabul; tumulto deixa mortos Lorena Bueri

Nesta segunda-feira (16), a pista do aeroporto de Cabul foi invadida por uma multidão em busca de voos para deixar o Afeganistão, agora dominado pelo Talibã.
As imagens que circulam nas redes sociais mostram pessoas desesperadas no saguão, áreas de embarque e desembarque e na pista de pouso e decolagem, onde tentaram invadir aeronaves paradas.
A fuga do ex-presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, e a tomada de poder do pelo grupo fundamentalista islâmico, Talibã, ocasionou um grande pânico na cidade, fazendo com que milhares de pessoas seguissem para o aeroporto em uma tentativa de sair do país.

O avanço do Talibã aconteceu depois do início da retirada das tropas americanas do território. Em fevereiro de 2020, o então presidente americano, Donald Trump, assinou o acordo de paz com o Talibã, que previa a retirada total das tropas do país até abril deste ano. O atual presidente dos EUA, Joe Biden, manteve o acordo e adiou a saída completa para o fim deste mês. Foram 20 anos da presença militar dos Estados Unidos, que invadiram o país após os atentados de 11 de setembro. O grupo islâmico chegou a controlar o Afeganistão até 2001, quando tiveram que se retirar da capital sob as bombas norte-americanas da chamada Aliança do Norte.

Durante o tumulto no aeroporto internacional de Cabul, tropas dos EUA que ajudavam cidadãos americanos a embarcarem dispararam tiros e assumiram o controle do local.
Segundo o porta-voz do Pentágono, John F. Kirby, um soldado ficou ferido e dois afegãos armados foram mortos após atirarem contra tropas americanas. O jornal americano "The Wall Street Journal" diz que três pessoas foram mortas por armas de fogo e a agência de notícias Reuters fala em cinco óbitos durante a confusão. Não se sabe se elas foram atingidas por tiros ou pisoteadas.


Afegãos lotam avião no aeroporto de Cabul para tentar fugir do Talibã no Afeganistão. Reprodução/ AFPAfegãos lotam avião no aeroporto de Cabul para tentar fugir do Talibã no Afeganistão. (Foto/AFP)


O porta-voz do Talibã, Mohammad Naeem, afirmou à rede de televisão Al Jazeera que "alcançamos o que buscávamos, que é a liberdade do nosso país e a independência do nosso povo Pedimos a todos os países e entidades que se reúnam conosco para resolver quaisquer questões”, disse Naeem. "Não achamos que as forças estrangeiras irão repetir sua experiência fracassada no Afeganistão mais uma vez".

A autoridade de aviação afegã afirmou que o aeroporto foi "liberado para os militares" e aconselhou as companhias aéreas a evitarem o espaço aéreo do país, o que levou as principais companhias a desviarem voos. Mais de 60 países, incluindo EUA, Alemanha, Japão e França, publicaram um comunicado no domingo (15) em que fazem um apelo para que cidadãos afegãos e estrangeiros tenham permissão para deixar o Afeganistão em segurança.

(Foto destaque: Afegãos são vistos em cima de avião após multidão invadir aeroporto de Cabul na tentativa de fugir do Talibã. Reprodução/AFP)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo