Cinema/TV

Filme espanhol Alcarràs recebe Urso de Ouro no Festival de Berlim

A lista de premiados do Festival de Berlim foi divulgada nesta quarta-feira (16) e trouxe o filme Alcarràs como vencedor do Urso de Ouro. Curta brasileiro também foi premiado.

17 Fev 2022 - 11h20 | Atualizado em 17 Fev 2022 - 11h20
Filme espanhol Alcarràs recebe Urso de Ouro no Festival de Berlim Lorena Bueri

O Festival de Berlim, também conhecido como Berlinale, acontece todos anos desde 1951. Sediado na capital alemã, o evento é um dos principais festivais de cinema do mundo. O símbolo da cidade é um urso e, a partir disso, foram escolhidos os nomes do principais prêmios da cerimônia: Urso de Ouro e Urso de Prata.

O Urso de Ouro premia o melhor filme do ano, em uma votação feita com um júri internacional. A maior honraria deste ano foi vencidada pelo longa espanhol Alcarràs. O filme espanhol foi dirigido por Carla Simón e lançado mundialmente nesta semana. O elenco é formado por atores não profisisonais e falates de uma das variantes da língua catalã.


Cede do Festival de Berlim.  (Foto Reprodução/ Festival de Berlim).


As filmagens aconteceram nas próximidades de Alcarràs e retrataram um drama familiar devido ao desaparecimento de pessêgos para colheita. O longa foi o primeiro filme em língua catalã a vencer o prêmio. Além disso, foi a segunda vez que a diretora espanhola venceu em uma categoria da premiação.

Outros filmes e cineastas também foram destaque. O curta barsileiro Manhã de Domingo, de Bruno Ribeiro, recebeu o Urso de Prata. Ribeiro afirmou que a produção foi dedicada a mãe dele que morreu durante a pandemia: "Ela foi a mulher que me deu todo apoio em meu sonho de fazer cinema." 

A história de drama e perda foi muito elogiada pelo júri: "o filme se movimenta da ansiedade de uma performance musical para a experiência de aceitar um momento de perda. Com um domínio extraordinário sobre a imagem cinematográfica, Bruno Ribeiro pinta o retrato de um artista que enfrenta a perda enquanto luta entre o medo e o desejo de vencer."  O brasileiro compareceu a premiação realizada na última quarta-feira (16).

 

Foto Destaque: Imagem do Filme Alcarràs, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim. Reprodução/ Alcarràs.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo