Esportes

Filipe Toledo retorna ao Brasil após ganhar o WSL mundial de surf

Filipinho, como é conhecido no mundo do surf, é o quarto atleta brasileiro a vencer a principal categoria do esporte, após ano passado ficar com o vice, atrás de Gabriel Medina.

3 min de leitura
13 Set 2022 - 13h47 | Atualizado em 13 Set 2022 - 13h47

Filipe Toledo, 27 anos, atleta de surf, natural de Ubatuba, é o mais novo campeão da World Surf League, disputada nessa última quinta (8), numa disputa melhor de três, com o brasileiro Ítalo Ferreira, na praia de Lower Trestles, Califórnia.  Diferente do ano passado, que pegou o vice campeonato,  dessa vez Filipinho não deixou o título escapar, com parciais de 15,13 a 14,97 na bateria inicial e incríveis 16,50 a 14,93 na segunda finalíssima.

É a sexta vez que o Brasil leva títulos no circuito mundial de surf.  Em 2021,  com Gabriel Medina, vencedor também em 2014 e 2018. Ítalo Ferreira em 2019 e Adriano Souza “Mineirinho” em 2015. A edição de 2020 não foi realizada,  por conta da pandemia. A final teve um gosto especial para o novo campeão, por ter sido disputada com 5 nomes do ranking principal da WSL. Muito emocionado nesse retorno ao Brasil, nessa terça (13), no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos,   o atleta agradeceu o apoio dos amigos e da família, após não só se superar nas ondas, mas também conseguir atravessar um quadro de depressão, num passado recente.


Surfista Filipe Toledo na final da WSL 2022. Fonte/Reprodução Diário do Nordeste 


Lower Trestles não foi um ambiente desconhecido para o brasileiro, morador de San Clemente na Califórnia, há 8 anos. Ao chegar líder à decisão, coube ao surfista aguardar a definição dos outros competidores, para a final.  Na semifinal, Italo Ferreira disputou contra o japonês Kanoa Igarashi, quinto do ranking, reeditando a final da Olimpíada de Toquio, onde o potiguar se sagrou vencedor, com média final de 13,10 a 11,83, disputando fase a fase sucessivamente contra os australianos Ethan Ewing e Jack Robinson, para alçara a grande final, com Felipe.

Na final, Filipinho liderou onda a onda, exceto na segunda bateria, com uma nota 8 de Ítalo. Parciais da primeira bateria, Toledo 15.13 contra 14.97, de Ítalo. Na segunda bateria 8.67 de Filipinho contra 8.60 de Ferreira, consolidando a vitória do novo campeão.  Filipe Toledo é paulista de Ubatuba e filho do também surfista Ricardo Toledo, bicampeão brasileiro de 91 e 95, de família de mais três irmãos.

Foto Destaque Filipe Toledo. Fonte/Reprodução meu timão

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo