Notícias

Estados contrariam Queiroga e dizem que não vão exigir pedido médico para vacinar crianças

Declarações de governadores e prefeitos alinham-se ao posicionamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, que divulgou carta indo contra falas de Marcelo Queiroga sobre vacinação infantil contra a covid-19.

25 Dez 2021 - 18h00 | Atualizado em 25 Dez 2021 - 18h00
Estados contrariam Queiroga e dizem que não vão exigir pedido médico para vacinar crianças Lorena Bueri

Alguns governadores e prefeitos declaram que seguirão o posicionamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e não vão exigir prescrição médica para vacinaçar crianças entre 5 a 11 anos contra a Covid-19.

A decisão foi publicada em uma carta aberta do presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Eduardo de Oliveira Lula, na última sexta-feira (24), onde ele afirma que o documento não será pedido no momento da imunização.

A declaração foi dada após Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, afirmar que será recomendado que crianças entre 5 a 11 anos recebam a vacina contra a covid-19, desde que tenham receita médica e termo de consentimento dos pais.

Ainda no mesmo dia, foi divulgado que a variante ômicron amplia o risco de infecção de crianças e defendeu a vacinação urgente desse público.A informação foi divulgada pelo grupo de especialistas criado para assessorar o Ministério da Saúde no combate ao coronavírus.


Na França, crianças já começaram a receber o imunizante da Pfizer. (Foto: Reprodução/Andrew Medichini/AP)


A imunização infantil com o imunizante da Pfizer foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 16 de dezembro. A Anvisa é o órgão responsável pela decisão final em relação à liberação de vacinas e medicamentos.

Porém, até o momento, o Ministério da Saúde não adotou medidas para iniciar a aplicação da vacina neste público. Queiroga declarou que o Ministério não tem pressa em iniciar a campanha de vacinação infantil, alegando que a mortalidade deste grupo é muito pequena, e anunciou a realização de uma consulta pública para ouvir a opinião da sociedade a respeito do assunto.

https://lorena.r7.com/post/A-decisao-esta-tomada-nao-havera-carnaval-em-2022-na-Bahia-afirma-Rui-Costa

https://lorena.r7.com/post/Oito-estados-continuam-com-problemas-de-transparencia-nos-dados-da-Covid-19-apos-ataque-hacker

https://lorena.r7.com/post/Rio-de-janeiro-e-liberado-para-o-carnaval-2022-diante-do-cenario-atual


Os governadores que se manifestaram sobre o assunto têm se posicionado a favor do Conass e afirmado que não irão solicitar atestado médico para vacinar crianças.

O que dizem os estados e prefeituras: 

Camilo Santana (PT), governador do Ceará, declarou que o estado irá vacinar este público e que seguirá a ciência, "respeitando o trabalho sério da Anvisa e a posição responsável do Conass. Jamais seguiremos os negacionistas, independente do cargo que ocupam".

Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio de Janeiro, ressaltou o artigo 14 do Estatuto da Criança e do Adolescente na decisão. O parágrafo único do estatuto diz que “é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”.

Em Pernambuco, o governador Paulo Câmara (PSB) afirmou que "a vacina é segura, foi aprovada pela Anvisa e vai proteger nossos pequenos. É simplesmente inacreditável que, um ano depois, o Governo Federal tente pela segunda vez desacreditar a vacinação".

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo também diz que vai imunizar as crianças sem atestado médico. Um dia antes, o governador João Doria (PSDB) publicou nas redes sociais que "não há patamar aceitável de óbitos para crianças. Isso é crime. Vacinas salvam crianças e adultos. Salvam até os loucos negacionistas".

Carlos Lula também é secretário de saúde do Maranhão, o estado, portanto, deve seguir o posicionamento do Conass, declarou ao g1.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha(MDB), também afirmou ao g1 os postos de Brasília não vão exigir atestado médico para vacinar crianças, entre 5 e 11 anos.

Em nota, o secretário de Estado de Saúde de Santa Catarina, André Motta, afirmou que acompanha o posicionamento do Conass, contudo a decisão passará pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), composta por representantes do estado e municípios catarinenses

 

Foto destaque: Vacinação de criança contra a covid-19. Reprodução/Secretaria Estadual de Saúde - MS

VEJA TAMBÉM

Mikey Madison deve ser uma das protagonistas do reboot de Resident Evil Lorena Bueri

Mikey Madison deve ser uma das protagonistas do reboot de Resident Evil

Vencedora do Óscar de melhor atriz por Anora deve ser a protagonista do reboot de Resident Evil; Sem informações ou detalhes oficiais, o longa deve estrear em setembro de 2026
Whindersson Nunes recebe alta após um mês de internação para cuidar da saúde mental Lorena Bueri

Whindersson Nunes recebe alta após um mês de internação para cuidar da saúde mental

Whindersson Nunes deixou a clínica psiquiátrica após um mês de internação voluntária. Ele celebrou a alta nas redes e segue focado no bem-estar
Corinthians levanta taça do Paulistão pela 31ª vez e amplia vantagem sobre os rivais Lorena Bueri

Corinthians levanta taça do Paulistão pela 31ª vez e amplia vantagem sobre os rivais

Após construir uma vantagem no jogo de ida em que empatou por 0 a 0 o Timão levou a melhor contra o Palmeiras na noite desta quinta-feira (27)
Bill Gates afirma que médicos e professores podem dar lugar a IA em 10 anos Lorena Bueri

Bill Gates afirma que médicos e professores podem dar lugar a IA em 10 anos

Futuro da humanidade diante da possibilidade de alcance da IA nas rotinas profissionais tem acessibilidade à informação como fator predominante, diz Gates
Millie Bobby Brown muda cabelo três vezes em menos de uma semana Lorena Bueri

Millie Bobby Brown muda cabelo três vezes em menos de uma semana

A estrela da série Stranger Things surpreende fãs ao aparecer em suas redes sociais com diferentes transformações capilares em poucos dias
Just Paulinha transforma o mercado de piercings com técnica exclusiva de Visagismo de Orelha Lorena Bueri

Just Paulinha transforma o mercado de piercings com técnica exclusiva de Visagismo de Orelha

Criadora de um método exclusivo que une estética, identidade e sofisticação, Paula Barbosa – a Just Paulinha – é a mente por trás dos visuais auriculares de estrelas como Grazi Massafera, Taís Araujo, Pabllo Vittar e Caio Castro
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo