Existem mais de 30 milhões de empreendedoras no Brasil, segundo dados apresentados pela Global Entrepreneurship Monitor, mas a desigualdade de gênero entre fundadores de startups brasileiras se mantém. Estudo Female Founders Report 2021 concluiu que, apesar do crescimento do ecossistema de startups e venture capital no país, apenas 4,7% delas foram fundadas exclusivamente por mulheres. Em 5,1% delas, há mulheres e homens entre os fundadores. Dia 19 de novembro foi o dia do Empreendedorismo feminino, com isso segue abaixo uma sequência de mulheres empreendedoras para se inspirar e seguir nas redes sociais.
Chef Renata Vanzetto. ( Foto: Reprodução/Instagram)
Renata Vanzetto
Empreendedora desde criança, a restaurateur Renata Vanzetto, começou aos 12 anos cozinhando entradas no restaurante da mãe. Aos 15, fazia jantares completos para as famílias que tinham casa de veraneio na Ilhabela (SP), onde cresceu. Aos 16, ganhou uma bolsa em um concurso gastronômico e fez seu primeiro estágio, na Espanha. Aos 22 anos já havia fundado dois restaurantes premiados, o Marakuthai na Ilhabela e em São Paulo. Vendeu os dois, abriu o Ema, o Megusta, os dois Matilda Lanches, o Muquifo, o bar Mé e o Pescadora, de volta à sua terra natal. Nas redes, a chef divide um pouco de sua rotina de cozinheira, experimentações, o dia a dia da família, perrengues da vida de empreendedora e muitas receitas.
Camila Farani. (Foto: Reprodução/Instagram)
Camila Farani
Editora contribuinte de Forbes Collab, jurada do programa Shark Tank Brasil, foi apontada como uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina segundo a Bloomberg Línea. Camila é co-fundadora da G2 Capital, de investimentos, sócia do Banco Modal e membro do conselho do PicPay. É uma das maiores investidoras-anjo do Brasil e autora do livro “Desistir não é opção: O caminho mais rápido entre a ideia e os resultados se chama execução”. Fundou ainda o Ela Vence, plataforma que investe em lideranças femininas. Camila compartilha oportunidades e traz reflexões sobre empreendedorismo em seu perfil nas redes sociais.
Camila Coutinho. (Foto: Reprodução/Instagram)
Camila Coutinho
Fundadora da plataforma Garotas Estúpidas e da GE Beauty, marca de cosméticos veganos, Camila foi possivelmente a que melhor trabalhou o empreendedorismo entre as blogueiras pioneiras de sua geração. Hoje, se coloca de uma maneira contemporânea: traz novidades digitais, conteúdos sobre empreendedorismo, reflexões e questionamentos em seus vídeos.
Luiza Helena Trajano. (Foto: Reprodução/Lailson Santos/VEJA)
Luiza Helena Trajano
Presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, foi apontada como a mulher mais rica do Brasil, com uma fortuna de US$ 4,9 bi em 2020. É uma das fundadoras do grupo Mulheres do Brasil, que trabalha em diferentes áreas para impulsionar a economia, apoiar o empreendedorismo, diminuir a desigualdade entre gêneros, reduzir a pobreza, melhorar a educação, entre outras esferas. Ano passado ficou em segundo lugar entre os Top Influencers do LinkedIn local. Em seu perfil é possível para acompanhar os principais eventos e movimentos do setor, além da atuação constante de Luiza na área social e no apoio ao empreendedorismo.
https://lorena.r7.com/post/Nubank-cria-secao-shopping-com-varios-varejistas-em-seu-aplicativo
Leila Velez. (Foto: Reprodução/Filipe Redondo/ÉPOCA)
Leila Velez
Começou aos 14 anos como atendente do McDonald´s, até que foi convidada por Zica Assis e ajudou a fundar a rede de salões Beleza Natural. Leila cresceu, estudou e foi para Harvard estudar estratégia e para Stanford aprender sobre liderança. Se tornou CEO e responsável pela expansão da marca nos Estados Unidos, empreendedora Endeavor e board member da Columbia Business School. Há 7 anos faz parte dos Jovens Líderes Globais do Fórum Mundial, para ficar em alguns títulos. Em 2020, Leila fundou seu segundo negócio de beleza. O Curl Lab, de produtos para cabelos cacheados, tem sede em Nova York. Em seu perfil no LinkedIn, Leila compartilha eventos do setor e apresenta marcas e mulheres para ficar de olho.
Yasmine Sterea. (Foto: Reprodução/Instagram)
Yasmine Sterea
Empreendedora social, deixou uma carreira no mundo da moda para fundar o FreeFree.xx, uma plataforma que apoia mulheres em situação de vulnerabilidade por meio de programas educativos, sempre em conjunto com Ongs e com o governo. Além disso, Yasmine produz conteúdo em seu Instagram sobre o universo feminino e sobre feminismo. É autora do livro “Eu Decido ser Eu”, que ajuda as mulheres a resgatarem sua autoestima, e trabalha para que todas sejam livres em diversos aspectos, inclusive financeiramente.
Foto destaque: Empreendedorismo feminino - Reprodução/ufrgs.br