Concorrendo pela terceira vez ao prêmio na categoria de Melhor Ator no Oscar, Will Smith é reconhecido e leva a premiação, superando nomes como Denzel Washington por “A Tragédia de Macbeth” e Javier Bardem por “Apresentando os Ricardos”. Na corrida para a premiação, Will havia ganhado outros prêmios como o BAFTA e o Globo de Ouro de Melhor Ator, já demonstrando a preferência de muitos críticos americanos para levar a estatueta para casa.
Em discurso emocionado, Will agradeceu ao elenco e a produção do filme e refletiu sobre a indústria cinematográfica americana: “Nesse meio (cinematográfico) você tem que aguentar abuso, pessoas te desrespeitando e você tem de fingir que está tudo bem”, diz o ator, que ainda homenageou a família de Richard Williams.
Um pouco do discurso do Will Smith agora no Oscar como melhor ator #Oscars pic.twitter.com/TjP1JdlIXy
— PAÇOCA • @patrickazevedo (@patriickazevedo) March 28, 2022
Discurso após vitória de Will Smith na categoria de Melhor ator. (Vídeo: Reprodução/Twitter/@patriickazevedo)
A primeira indicação de Will foi em 2002 com o filme “Ali”, que conta a história do boxeador Muhammad Ali, porém, foi vencido por Denzel Washington que levou a estatueta para casa pelo filme “O Dia de Treinamento”. O ator continuou sua carreira fazendo filmes que o consagraram como astro de Hollywood, até que em 2007 protagonizou a produção “A Procura da Felicidade” que levava às telas a história de Christopher Gardner, interpretado por Smith. Indicado ao Oscar na categoria de Melhor Ator pelo filme, Will foi vencido por Forest Whitaker pelo filme “O Último Rei da Escócia”.
A 94ª edição do Oscar foi marcada pela iniciativa de implementar novas ferramentas para atrair e segurar a audiência durante as premiações. Em 2021 a premiação cogitou a criação da categoria de “Melhor Filme Popular” mas foi rechaçada pela comunidade cinematográfica que encarou como elitismo a iniciativa da Academia. Já em 2022, a Academia decidiu por criar as categorias “Filme favorito dos fãs” e “Cena favorita” e utilizar das hashtags do Twitter como meio de votação.
Nos últimos anos a premiação tem atingido números baixos na audiência americana, que em 2021 teve 10 milhões de espectadores, 56% a menos que em 2020, que registrou 23 milhões de espectadores.
Foto Destaque: NEILSON BARNARD / GETTY IMAGES