Notícias

Dicas para adaptação de crianças e adolescentes nesta volta às aulas

É importante conhecer os profissionais da instituição de ensino e apresentar o ambiente escolar aos filhos, antes do primeiro dia de aula, para que haja uma boa aclimatação dos mesmos.

06 Fev 2023 - 21h00 | Atualizado em 06 Fev 2023 - 21h00
Dicas para adaptação de crianças e adolescentes nesta volta às aulas  Lorena Bueri

De volta às aulas! No Paraná, o retorno dos estudantes das redes estadual e particular para as salas de aula ocorreram nesta segunda-feira (06), já nas escolas municipais de Curitiba, o ano letivo de 2023 começa somente no dia 14 de fevereiro, com 140 mil crianças e estudantes nas salas de aula. 

Que a volta às aulas traz uma preocupação aos pais e responsáveis com a adaptação dos estudantes ao ambiente escolar, colegas e rotina, a gente já sabe. E que as crianças que irão para a escola pela primeira vez ou que mudaram de instituição de ensino nem se fala, a preocupação é ainda maior! Por isso é importante conhecer os profissionais da instituição de ensino e apresentar o ambiente escolar aos filhos, antes do primeiro dia de aula, para que haja uma boa aclimatação dos mesmos. 

O cuidado para a adaptação da criança 

A assessora pedagógica do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR),Fátima Chueire Hollanda, pontuou pontos importantes para uma adaptação ideal das crianças na escola, comentando que as famílias precisam encontrar uma escola que vá ao encontro dos princípios que consideram importantes para a educação da criança.

É preciso analisar qual projeto pedagógico tem mais afinidade com o que se procura e em qual instituição a criança poderá se sentir mais feliz, seja uma escola que impulsione a criatividade, a educação religiosa ou uma educação mais ampla”, explica a especialista.

Na hora da matrícula, é importante que o responsável fique atento não apenas não só à estrutura física do colégio, mas que converse com a gestão, docentes e outros profissionais, para garantir a maior estabilidade na escolha. Também é recomendado levar a criança junto, para que ela comece a se familiarizar com o ambiente e não haja toda aquela dor de primeiro dia de aula para o pequeno. 

Além disso, a especialista alerta para que o início das aulas seja transformado em uma tarefa divertida, envolvendo o estudante na escolha e com a preparação do material escolar. 

Transição escolar 

Quanto às turmas de transição, como no caso do 9º ano do Ensino Fundamental para o 1º ano do Ensino Médio, Fátima explica que muitas escolas já adotam o ensino para uma estratégia mais similar àquela que os jovens vão encontrar no Ensino Médio, a fim de diminuir o impacto da troca de colegas ou de instituição, mas quando há a necessidade de troca, é sempre bom consultar o aluno e verificar a melhor escola para com a educação adequada ao adolescente. 

Calendário letivo

No Paraná, com o início total das aulas na rede particular hoje, as férias foram propostas para julho, entre os dias 10 e 23, sendo que o retorno fica para o dia 24 do mesmo mês. Com isso, o término do período letivo fica previsto para 15 de dezembro.


Dicas para adaptação de crianças e adolescentes nesta volta às aulas 

(Foto: Reprodução/Dentro da História)


Segundo o Sinepe PR, as escolas particulares possuem autonomia para modificar o calendário, porém, deve existir uma justificativa para essa alteração e os órgãos educacionais competentes devem ser informados. Vale lembrar que deve ser cumprida a carga horária de 800 horas/aula, distribuídas nos 200 dias letivos para o Ensino Fundamental e para a terceira série do Ensino Médio.

Já para as primeiras e segundas séries do Novo Ensino Médio, deverão ser asseguradas 1000 horas/aula dispostas em 200 dias letivos.

Feriados no ano letivo

A assessora pedagógica explica que, apesar deste ano contar com nove feriados nacionais, sendo quatro prolongados, não há interferência no ano letivo.

Já os feriados não interferem no ano letivo e sempre são contabilizados na programação do calendário escolar, que é feito com um ano de antecedência. É por esse motivo que algumas escolas optam por começar as aulas alguns dias antes ou terminá-las mais tarde”, afirma Fátima. (Fonte: Tribuna)

 

Foto destaque: Dicas para adaptação de crianças e adolescentes nesta volta às aulas/Reprodução/Hoje Rondônia

VEJA TAMBÉM

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais  Lorena Bueri

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais 

O Comitê de Assuntos Judiciários dos Estados Unidos é composto por maioria de parlamentares que são contra solicitações do Ministro Alexandre de Moraes, o que dificulta o trabalho da Polícia Federal
Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne Lorena Bueri

Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne

Belo foi visto no aeroporto do Rio nesta quinta feira (18) acompanhado do também cantor Thiaguinho. Segundo sites , o cantor que é casado há 16 anos com Gracyanne Barabosa estaria com o casamento chegando ao fim. Conforme fontes próxima ao casal, ele
Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias Lorena Bueri

Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias

Modelo abre o coração em nova ação de Dia das Mães
Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis Lorena Bueri

Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis

O preço do Brent, referência global do petróleo, oscila bastante este mês, quando chegou a atingir a cotação máxima impactado pelas tensões entre Israel e Irã
Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa Lorena Bueri

Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa

Time italiano sofre derrota em segundo jogo pelas quarta de final da Liga Europa, mas se classifica para com placar agregado da primeira partida
Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry Lorena Bueri

Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry

A cantora se apresenta no "Dia delas", que também terá participação de Iza, Gloria Gaynor, Ivete Sangalo e Cyndi Lauper. A colombiana também já tem show marcado em São Paulo
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo