Empreendedorismo

Dicas de como obter um maior desempenho com capital de giro

Administrar de forma eficiente os ativos circulantes e passivos, para se ter uma redução de custos e aprimorar o uso do dinheiro, contribuindo para a saúde financeira da empresa, são algumas dicas.

30 Mar 2023 - 20h12 | Atualizado em 30 Mar 2023 - 20h12
Dicas de como obter um maior desempenho com capital de giro Lorena Bueri

As estratégias de gestão de capital, possui relação direta com os fatores quânticos. E representam diferentes níveis de troca entre liquidez e rentabilidade. Seu gerenciamento de capital é guiado através das técnicas ininterruptas e prospectiva de planejamento de metas e de necessidade, levando em conta os objetivos estratégicos da empresa.

Sua definição, é um conjunto de práticas estabelecidas por gestores de uma empresa, o qual seu objetivo é o desenvolvimento e fortalecimento da corporação em questão. Sendo assim, são considerados cenários externos, sendo eles basicamente: economia; concorrência; tendências de mercado; política; fatores sociais entre outros.

Algumas medidas podem ser implementadas para gerenciar corretamente o Capital e tentar evitar erros que possa prejudicar o andamento da empresa, sendo elas: contar somente com o dinheiro disponível; utilizar, de forma adequada, o fluxo de caixa; evite deixar o dinheiro parado; separe as contas pessoais das empresariais; alinhamento dos prazos de recebimentos e pagamentos; otimização do estoque; negocie prazos com seus fornecedores; defina um orçamento anual e conheça bem as competências exigidas e o perfil dos colaboradores.

Faça o controle financeiro constantemente; melhore a gestão do estoque; faça uma gestão adequada dos fornecedores; reforce a gestão do seu estoque; tenha uma boa gestão de desempenho; aposte em meios digitais, colaborativos e inovadores para capacitar, mas lembre-se de não depender apenas disso; conte com uma empresa especializada; mantenha os pés no chão; registre os recebimentos de forma precisa; conheça bem os prazos; tenha um bom controle do estoque e das movimentações financeiras.


Capital de giro e como calcular (Video: Reprodução/ Luz, câmera, emprenda/ YouTube)


Já estas outras dicas podem parecer frívolas, mas podem ajudar a aumentar a capital de giro, por tanto não são fúteis, dicas simples, mas eficazes, como: trabalhe sempre no limite da ruptura de estoque; compre menos à vista, negocie parcelamento com seus fornecedores; estude a viabilidade de trabalhar antecipação de recebíveis e forneça sempre promoções atrativas no pagamento à vista, transferência bancária, boleto.

O capital de giro garante a saúde financeira da empresa, sendo de soma importância dispondo: oferecendo financiamento aos clientes; mantendo os estoques; salários; pagando fornecedores, impostos e outros custos e despesas operacionais. Mas é aqui que entra o capital humano, que também é essencial em uma empresa.

É uma forma de valorização de seus ativos, impulsionando o engajamento e aumentando a motivação dos colaboradores, como o planejamento estratégico, o RH, por exemplo, estipula as necessidades da empresa, antecipando mudanças e trazendo novas oportunidades de ações, mas nunca se deve esquecer dos valores que a empresa quer manter e demostrando ser séria sem se levar por tendências que podem manchar a sua reputação de alguma forma.

No geral, um investimento com capital próprio tende a ser mais exorbitante do que seus financiamentos, sobretudo quando os juros são atrativos para a empresa. Nunca esquecendo que as taxas de juros podem subir a qualquer momento. Para separar lucro e capital de giro é necessário manter um fluxo de caixa detalhado, definir o tempo de duração do recurso para sua constante reposição e saber dos lucros da empresa.

A melhor forma para um empreendedor levantar capital é a antecipação de recebíveis, um recurso viável e lucrativo para os empreendimentos que precisam levantar capital. Resume-se no adiantamento de valores que a empresa obteria por compras feitas com parcelas de cheques, carnês, cartões de crédito e duplicatas.

 

Foto destaque: Rendimento bruto. Reprodução/ Skitterphoto/ Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo