Ousmane Dembélé, 25 anos, atleta do Barcelona desde 2017, vem fazendo as pazes com clube e torcida em 2022. Tanto que chegou a ser comparado com o brasileiro Neymar, pelo comandante do time catalão Xavi Hernández, no início desse mês, após boa atuação do jogador na Champions, em goleada de 5x1 contra o Viktoria Plzen. Os números do jogador, até essa etapa das competições, são 36 partidas, 17 passes e 3 gols. Mas o período de contusões isolou a eficiência do jogador francês, quando comparado ao desempenho de Neymar, quando era atleta do Barcelona. O brasileiro tem um retrospecto de 186 partidas, com 105 gols marcados e 59 assistências.
Os títulos do brasileiro também são maiores: LaLiga, Champions e Mundial de Clubes, onde Neymar formava o trio de ouro do clube catalão, com Messi e Luisito Suárez. Os tempos são outros, tanto para clube, quanto para o jogador francês. O ponta pegou o Barcelona em fase de grande renovação e teve muitos problemas físicos, a partir de 2018, que o impediram de mostrar seu melhor futebol. Com contrato renovado desde julho e de bem com clube e torcida, talvez o ponta agora poderá confirmar a comparação feita pelo técnico Xavi, de fazer o Barcelona reviver seus dias de glória.
Ponta esquerda do Barcelona Dembélé. Foto/Reprodução torcedores
As boas atuações levaram o jogador a ser convocado para a seleção principal, para atuar na Ligas das Nações. Seu último jogo com a camisa da França foi em junho de 2021, em partida contra a Hungria, jogo que saiu lesionado, à época. Convocado pelo técnico da seleção Didier Deschamps, será reserva, num time que contará com titulares como Mbappé, Giroud e Griezmann, no ataque francês. A França joga contra a Áustria nessa quinta (22) em situação pouco confortável. Sem vencer nos quatro primeiros confrontos, caso não ganhe, corre risco de rebaixamento da competição.
Foto Destaque Dembéle no Barcelona. Fonte Reprodução TNT sports