Mundo Animal

Crânio de baleia que viveu há 40 milhões de anos é encontrado no Peru

Acredita-se que o crânio do Basilossauro descoberto no Peru pertencia a uma baleia que viveu há 40 milhões de anos. Essa descoberta, servirá não somente para o estudo da espécie, mas também de todo o mar peruano.

21 Mar 2022 - 18h50 | Atualizado em 21 Mar 2022 - 18h50
Crânio de baleia que viveu há 40 milhões de anos é encontrado no Peru Lorena Bueri

O crânio de um Basilossauro foi descoberto no deserto da Ocucaje, no Peru, em 2021. A espécie, que significa “Lagarto Rei”, é uma baleia dos tempos primitivos que viveu há cerca de 40 milhões de anos.

Seu crânio foi descoberto há aproximadamente 350 quilômetros ao sul de Lima, no ano passado. O ocorrido é uma evidência forte de que por aquela região, algum mar raso, lar de várias espécies de mamíferos marinhos primitivos já existiu há muito tempo.

Para a felicidade dos pesquisadores, o vestígio encontrado destacou-se como um exemplar muito bem preservado. “Esta é uma descoberta extraordinária devido ao seu excelente estado de conservação. Este animal foi um dos maiores predadores de seu tempo", disse o chefe do Departamento de Paleontologia de Vertebrados do Museu de História Natural de Lima, Rodolfo Sales Gismondi, à AFP.


Representação visual da baleia Basilossauro (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)


A baleia foi apelidada de como “Predador de Ocucaje”. O nome foi escolhido devido as habilidades de caçadora que a espécie tem, com cerca de 17 metros de comprimentos e aparentemente, uma mandíbula que teria abrigado uma dentição enorme e intimidadora.

Pela arcada dentária do animal, os paleontólogos classificaram o Basilossauro no topo da cadeia alimenta, o que o torna capaz de derrubar peixes, tubarões e até mesmo outras espécies de baleias.

Sua descoberta foi positiva não só para aprender mais sobre o animal, mas também para avançar nos estudos dos mares. "Naquela época, o mar peruano estava quente. Graças a este tipo de fóssil, podemos reconstruir a história do mar peruano" explicou Rodolfo à AFP.

Seus dentes estão disponíveis para visitação no Museu de História Natural de Lima.

Foto Destaque: Fotografia do fóssil sendo exposto no Museu de História Natural de Lima. Reprodução/Paola Marzano/ Universidade Nacional Mayor de San Marcos

VEJA TAMBÉM

Inter vence o Grêmio de virada com gol de pênalti nos acréscimos Lorena Bueri

Inter vence o Grêmio de virada com gol de pênalti nos acréscimos

Gre-Nal 441, Intenacional vence o clássico Gaúcho por 3x2. Com o triunfo o time Colocado se firma a liderança do Gauchão com 25 pontos.
Jair Bolsonaro fala em pacificação e não cita STF durante manifestação em São Paulo Lorena Bueri

Jair Bolsonaro fala em pacificação e não cita STF durante manifestação em São Paulo

Compareceram no evento, além do pastor Silas Malafaia, autoridades políticas como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), além de outros políticos e demais apoiadores de Bolsonaro
Petrobras anuncia a inauguração da nova plataforma: o Navio Duque Caxias Lorena Bueri

Petrobras anuncia a inauguração da nova plataforma: o Navio Duque Caxias

A Petrobras divulgar data de inauguração da nova plataforma para extração de petróleo com um diferencial em recolher os biomateriais e preservar o meio ambiente.
Catar mediará encontro para acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas, segundo autoridades egípcias Lorena Bueri

Catar mediará encontro para acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas, segundo autoridades egípcias

Novas tentativas de cessar-fogo serão discutidas no encontro que acontecerá no Catar, uma das principais reivindicações das autoridades israelenses é a libertação de reféns
Flamengo domina clássico contra o Fluminense e garante vitória no Maracanã Lorena Bueri

Flamengo domina clássico contra o Fluminense e garante vitória no Maracanã

Com o resultado, o Rubro-Negro mantém boa fase e se consolida na primeira posição da tabela
Bottega Veneta: Bruna Marquezine se destaca na primeira fila do desfile Lorena Bueri

Bottega Veneta: Bruna Marquezine se destaca na primeira fila do desfile

Com o desfile em Milão, a atriz brasileira foi uma das convidadas da grife italiana. Além de Bruna, A$AP Rocky, Salma Hayek Pinault e François-Henri Pinault presenciaram a coleção dramática
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo