Mundo Animal

Crânio de baleia que viveu há 40 milhões de anos é encontrado no Peru

Acredita-se que o crânio do Basilossauro descoberto no Peru pertencia a uma baleia que viveu há 40 milhões de anos. Essa descoberta, servirá não somente para o estudo da espécie, mas também de todo o mar peruano.

3 min de leitura
21 Mar 2022 - 18h50 | Atualizado em 21 Mar 2022 - 18h50

O crânio de um Basilossauro foi descoberto no deserto da Ocucaje, no Peru, em 2021. A espécie, que significa “Lagarto Rei”, é uma baleia dos tempos primitivos que viveu há cerca de 40 milhões de anos.

Seu crânio foi descoberto há aproximadamente 350 quilômetros ao sul de Lima, no ano passado. O ocorrido é uma evidência forte de que por aquela região, algum mar raso, lar de várias espécies de mamíferos marinhos primitivos já existiu há muito tempo.

Para a felicidade dos pesquisadores, o vestígio encontrado destacou-se como um exemplar muito bem preservado. “Esta é uma descoberta extraordinária devido ao seu excelente estado de conservação. Este animal foi um dos maiores predadores de seu tempo", disse o chefe do Departamento de Paleontologia de Vertebrados do Museu de História Natural de Lima, Rodolfo Sales Gismondi, à AFP.


Representação visual da baleia Basilossauro (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)


A baleia foi apelidada de como “Predador de Ocucaje”. O nome foi escolhido devido as habilidades de caçadora que a espécie tem, com cerca de 17 metros de comprimentos e aparentemente, uma mandíbula que teria abrigado uma dentição enorme e intimidadora.

Pela arcada dentária do animal, os paleontólogos classificaram o Basilossauro no topo da cadeia alimenta, o que o torna capaz de derrubar peixes, tubarões e até mesmo outras espécies de baleias.

Sua descoberta foi positiva não só para aprender mais sobre o animal, mas também para avançar nos estudos dos mares. "Naquela época, o mar peruano estava quente. Graças a este tipo de fóssil, podemos reconstruir a história do mar peruano" explicou Rodolfo à AFP.

Seus dentes estão disponíveis para visitação no Museu de História Natural de Lima.

Foto Destaque: Fotografia do fóssil sendo exposto no Museu de História Natural de Lima. Reprodução/Paola Marzano/ Universidade Nacional Mayor de San Marcos

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo