Notícias

Condomínio de luxo que sofreu com alagamento, continua inundado em Ilhéus

Após condomínio de luxo sofrer com grande enchente no estado da Bahia munícipio de Ilhéus, o local continua em situação de alagamento causando muitos prejuízos aos moradores.

28 Dez 2021 - 21h10 | Atualizado em 28 Dez 2021 - 21h10
Condomínio de luxo que sofreu com alagamento, continua inundado em Ilhéus Lorena Bueri

Após forte alagamento no dia 26 de dezembro do ano de 2021 em meio às ruas de um condomínio de luxo em Ilhéus, munícipio localizado no estado da Bahia, diversas moradias sofreram com o desastre natural, onde muitas famílias tiveram suas casas totalmente inundadas.

Apesar da grande enchente, nessa segunda-feira a água acabou diminuindo bastante, o que causou alívio aos moradores do lugar, porém dentre as casas que tiveram rebaixamento da entrada de água, outras moradias ainda continuam em estado crítico de alagamento. Havendo perdas de pertences, veículos e até pessoas que acabaram se machucando durante o incidente, sem contar que a cidade permanece ilhada.

“Felizmente não houve danos pessoais, mas os danos materiais e emocionais foram terríveis. Nossa garagem foi invadida e o volume de água estava aumentando muito, colocamos o automóvel em um local mais alto. Às 5h colocamos a maioria das coisas no pavimento superior e conseguimos salvar. É devastador, assustador, a gente temia muito que a água entrasse em casa", Neide Pontes, moradora do condomínio em questão dá seu depoimento sobre o ocorrido que levou a médica de 59 anos de idade a necessitar movimentar seus móveis e demais bens materiais para que pudessem evitar a chuva.

"Eu sou moradora de Itabuna e nunca tinha visto uma situação dramática como essa. A água chega muito rápido e não tem muito tempo para fazer nada. Eu era criança em 1967, mas pelo volume de água e pelo número de moradores, já que a cidade cresceu muito, a dimensão desta chuva é bem pior", Neide também relatou que as chuvas de 2021 estão causando muitos estragos ultimamente, até mais do que a própria enchente no ano de 1967, que por muito tempo foi considerada a mais potente de Ilhéus .


Condomínio de luxo sofre inundação. (Foto: Reprodução/Fábio Santos /TV Globo/g1 Bahia)


"Vamos continuar aqui. Felizmente temos alimentos em casa. Estamos precisando de água para beber. Já avisamos para a Defesa Civil e eles farão esse abastecimento. Estamos esperando a volta da energia para usar uma bomba para tirar essa água represada", também comentou.

Além disso, a médica diz que um dos seus vizinhos acabou se acidentando depois de cair na rua, nessa segunda-feira: "Nosso vizinho fraturou a perna porque as ruas ficam escorregadias. Ele teve fratura, mas foi transferido".

Desse modo, outros residentes que vivem no local fizeram alguns registros dos prejuízos sofridos pelo terrível alagamento. Um dos muitos desses residentes teve a perda de dois dos seus veículos, já em outros espaços foi possível identificar as trilhas da enorme destruição da chuva. Levando em conta que até um peixe foi visto em meio às águas da inundação dentro do condomínio.

Conforme palavras de Fábio Corniani, pai do Matteo e marido de Vivian Corneti, uma das famílias que ficou presa dentro do desastre e que depois de se resgatada em helicópteros fornecidos pela Polícia Militar, disse: "Faz dois anos que eu moro aqui e foi muita surpresa. O rio é muito mais baixo, subiu absurdamente, subiu muito rápido, pegou todo mundo de surpresa".

Houve também um grupo criado pelos inquilinos em redes sociais de bate-papo com o intuito de buscar ajudar uns aos outros, após a enchente.

"A situação está bem crítica, tem muitas casas que estão com a água dentro, gente doente, idosos, pessoas precisando de fralda, de leite, água, que está acabando", Fábio confirmou.

https://lorena.r7.com/post/Mais-47-municipios-estao-em-situacao-de-emergencia-na-Bahia

https://lorena.r7.com/post/Nota-do-Ministerio-da-Saude-diz-que-vacina-contra-a-Covid-19-em-criancas-e-segura

https://lorena.r7.com/post/Numero-de-criancas-hospitalizadas-por-covid-19-quadruplica-em-Nova-York


Segundo informações oferecidas em uma lista de 72 municípios que se encontram em estado crítico de emergência, a cidade de Ilhéus está entre eles. Assim, Rui Costa, governador do estado baiano revelou que vai organizar atos que servirão como apoio as vítimas do alagamento causado no condomínio de luxo nesse domingo.

Costa anuncia que “a prioridade neste momento é resgatar e acolher pessoas, retirá-las das áreas de risco, apoiar essas famílias garantindo a elas dignidade, mesmo que seja em um alojamento provisório. Mas o importante é preservar a vida das pessoas”.

Foto destaque: Condomínio alagado/Reprodução/Fábio Santos/TV Globo/g1 Bahia

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo