A queda de cabelo está dentro da normalidade e pode acontecer com qualquer pessoa. Mesmo que a taxa de queda de cabelo seja muito maior em pessoas mais velhas, isso também pode ocorrer com os mais jovens.
Esse fato pode ser ligado a algumas causas como a falta de cuidados com o cabelo. Quando os fios não são bem cuidados e não há manutenção para a saúde do cabelo, isso pode acabar ocasionando a queda dos fios. O fato acontece pelo uso inadequado de produtos específicos para cada tipo de cabelo ou então o uso excessivo da chapinha e secador.
Assim como a problemas de saúde como doenças na tireoide, deficiência de ferro, infecções ou doenças autoimunes e o uso indevido de medicamentos sem a indicação médica ou o uso em grande quantidade. Além disso, problemas emocionais como estresse, ansiedade ou depressão podem ser os causadores da queda de cabelo e também os fatores normais da vida como a menopausa, a amamentação, a puberdade, a gravidez ou até mesmo por hereditariedade.
Leia mais: As vantagens da depilação facial a laser
Mulher cuidando do cabelo. (Foto: Reprodução/Freepik)
Todavia, mesmo que todas essas causas possam vir a ocasionar a queda de cabelo, é importante manter alguns hábitos e cuidados para evitar que isso ocorra de outras formas. Logo, é importante se ater a algumas dicas.
- Não durma com o cabelo molhado, isso prejudica a força dos fios e contribuem para problemas no couro cabeludo.
- Não prenda o cabelo molhado, os fios presos tornam-se muito mais sensíveis e por isso tendem a quebrar facilmente.
- Não use chapinha e secador com muita frequência, o calor desses aparelhos podem danificar a estrutura do fio, o enfraquecendo e sendo cada vez menos resistente.
- Cuide da alimentação, de preferência em alimentos ricos em vitamina A e proteínas para fornecer nutriente a saúde do cabelo.
Esses cuidados são importantes para preservar o cabelo e cuidar da manutenção dos fios e da sua estrura para que continue forte e previna a queda de cabelo.
(Foto Destaque: Como prevenir a queda de cabelo. Reprodução/Imagem de Social Butterfly por Pixabay)