Beleza

Como identificar uma base à prova d’água

Para ser considerada à prova d’água, o produto precisa ser classificado conforme o que oferece. Para isso, é necessário cumprir alguns requisitos como a sua resistência ao líquido.

20 Mar 2023 - 14h50 | Atualizado em 20 Mar 2023 - 14h50
Como identificar uma base à prova d’água Lorena Bueri

Após críticas à Virgínia Fonseca, nas redes sociais, devido ao lançamento da sua base que oferece alguns benefícios a pele, além de ser à prova d’água, muito se questionam após vídeos virilizarem com o teste da base questionando a veracidade do produto. Diversos influencers da rede TikTok entram na “onda” de testar o produto e ver se, de fato, a base era tudo aquilo que trazia em sua informação. Por causa desse levantamento da base da Virgínia, o questionamento sobre base à prova d’água se tornou frequente e, por isso, trouxemos algumas explicações para vocês entenderem como identificar uma base que realmente é à prova d’água.

Segundo o farmacêutico e especialista em cosmetologia, Dr. Maurizio Pupo, em entrevista à revista Capricho, para um produto ser à prova d’água ele costuma ser produzido com o conceito de formulação anidra: “É uma fórmula sem a presença de água ou sem grandes quantidades de água. Utiliza-se na sua produção uma alta quantidade de ceras e silicones e ainda resinas impermeáveis que fazem com que os pigmentos da maquiagem não possam ser molhadas ou umedecidos”, explica Maurizio. Ou seja, com essa formulação, quando há o contato com a água, as gotículas premanecem inertes sobre a pele, sem a remoção do produto, mesmo após tomar chuva ou mergulhar a pele em abundância.


Como identificar que uma base é à prova d’água (Foto:Reprodução/Pinterest)


Para uma maquiagem entrar nessa categoria, testes em laboratórios especializados são essenciais: “Os testes são basicamente realizados por voluntários que aplicam o produto sobre a pele limpa e seca, sem a presença de nenhum outro produto que possa interferir no resultado. Depois, recebem jatos de água de forma consecutiva, sequencial e prolongada e, aí, essa água projetada sobre a pele das pessoas é coletada para se observar a presença de pigmentos. Caso a água coletada contenha pouquíssimos ou nenhum pigmento, ela se encaixa na categoria de à prova d’água. No entanto, se a água possuir grande quantidade de pigmento significa que esses pigmentos foram lavados pela água, ou seja, a maquiagem não pode ser considerada à prova d’água”, explica o especialista.


Diferentes tipos de base (Foto:Reprodução/Pinterest)


Já os critérios para uma maquiagem ser considerada à prova d’água, são nas condições reais de uso no dia a dia, como: a sua resistência ao suor, sua resistência a um mergulho na piscina ou até mesmo ao pegar chuva. Nessas condições, a base à prova d’água não escorre e fica intacta a pele, mantendo sua tonalidade e intensidade de cobertura durante todo o período de uso diário.

Foto Destaque:Cara Delevigne:Reprodução/Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo