Saúde

Agência Europeia aponta novo efeito colateral na vacina da Janssen

Bula do imunizante da Janssen pode ter também tipo raro de inflamação espinhal, chamado mielite transversa, como efeito colateral. Mas a incidência ocarre em casos raríssimos

11 Nov 2021 - 21h00 | Atualizado em 11 Nov 2021 - 21h00
Agência Europeia aponta novo efeito colateral na vacina da Janssen  Lorena Bueri

Surge um novo efeito colateral raro da vacina da Janssen contra a Covid-19. Segundo a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) há uma pequena chance de pessoas que receberam um imunizante desenvolverem uma inflamação na medula espinhal, mielite transversa.

A recomendação é para que o efeito adverso raro seja adicionado na bula da vacina. A atual, registrada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lista três:

-Síndrome do extravasamento capilar sistêmico: “uma condição séria, potencialmente fatal, que causa extravasamento de fluidos de pequenos vasos sanguíneos (capilares), resultando em rápido inchaço dos braços e pernas, aumento repentino de peso e sensação de desmaio (pressão arterial baixa);

-Síndrome de Guillain-Barré: “procure atenção médica imediata se você desenvolver fraqueza e paralisia nas extremidades que podem progredir para o peito ou rosto (síndrome de Guillain-Barré). Essa síndrome foi relatada muito raramente após a vacinação com a vacina covid-19 (recombinante)”.

-Distúrbios do sangue: “o evento inclui casos severos de coágulos sanguíneos, incluindo em locais incomuns, como no cérebro, fígado, intestino e baço, em alguns casos em combinação com sangramento”.

Deve-se ressaltar que todos esses efeitos do imunizante da Janssen são muito raros e apareceram em pouquíssimos pacientes. Assim, a vacina recebeu autorização nas principais agências de saúde mundiais e é considerada segura contra a Covid-19 com os benefícios superando muito os riscos de efeitos adversos.

Ela é a única utilizada atualmente no mundo com apenas uma dose aplicada, sendo um dos quatro imunizantes em aplicação brasileiros.


Cientistas descobriram novo efeito colateral da vacina da Janssen contra a Covid-19, mas "sem alarde". (Foto: Reprodução/Crello


https://lorena.r7.com/post/Alteracoes-no-ciclo-menstrual-indicam-riscos-ao-coracao-aponta-estudo

https://lorena.r7.com/post/Os-desafios-da-mulher-moderna-Parte-1

https://lorena.r7.com/post/Aleitamento-materno-libere-a-mae-dentro-de-voce


Mais doses da vacina única

Mais 36,2 milhões de vacinas Covid-19 de dose única para acelerar ainda mais a maior campanha de vacinação da história do país. Esse é o quantitativo que a farmacêutica Johnson & Johnson vai entregar ao Ministério da Saúde até o fim de 2021. A previsão é que o Brasil receba o primeiro lote no começo do mês que vem.

Os representantes da farmacêutica estipularam a entrega de 7,8 milhões de doses em novembro e 28,4 milhões em dezembro. O contrato total do Governo Federal com a multinacional prevê o recebimento de 38 milhões de doses, o suficiente para imunizar 38 milhões de pessoas, já que a vacina é dose única. Em junho, o Brasil já recebeu mais de 1,5 milhão de vacinas do laboratório, após o Ministério da Saúde antecipar a entrega de parte do contrato.

Até o momento, a campanha já aplicou mais de 263 milhões de doses e vacinou mais de 151,9 milhões de brasileiros com a primeira dose e 111,8 milhões com as duas doses. Isso significa que quase 95% da população-alvo, de 160 milhões de brasileiros, já começaram o ciclo vacinal e quase 70% estão completamente vacinados contra a Covid-19.

Ao todo, mais de 550 milhões de doses de vacinas Covid-19 foram encomendadas para 2021. Para dar continuidade à proteção dos brasileiros no ano que vem, o Governo Federal garantiu mais 354 milhões de doses de vacinas que possuem o registro definitivo pela Anvisa.

 

Foto Destaque:Agência Europeia aponta novo efeito colateral na vacina da Janssen. Reprodução/Ag.Brasil

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo