Saúde

Brasileiros infectados com superfungo permanecem internados em Pernambuco

Fungo foi detectado pela primeira vez em 2020, na Bahia. Atualmente, três pacientes seguem internados em Pernambuco. Fungo pode ser letal para pacientes com comorbidades.

27 Mai 2023 - 15h48 | Atualizado em 27 Mai 2023 - 15h48
Brasileiros infectados com superfungo permanecem internados em Pernambuco Lorena Bueri

O estado do Pernambuco identificou em três pessoas o super fungo Candida auris. Em um pequeno intervalo de duas semanas, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) intensificou o protocolo de vigilância hospitalar. 

O primeiro paciente com o diagnóstico de Candida auris foi um homem de 48 anos. O caso teve confirmação no dia 11 de maio e, desde essa data, o paciente permanece internado no Hospital Miguel Arraes, na cidade de Paulista, em Pernambuco. Já em 14 de maio, um homem de 77 anos também foi diagnosticado com o super fungo. Ele permanece hospitalizado no Hospital Tricentenário, em Olinda.

Nesta segunda-feira (22), a SES-PE começou um protocolo de suspensão de novos atendimentos no Hospital Miguel Arraes, onde o primeiro paciente foi identificado e internado, para evitar a proliferação do fungo. Já em 23 de maio, o terceiro caso foi confirmado. O paciente é homem, de 66 anos. O caso foi confirmado no Hospital Português, no bairro do Paissandu, zona central de Recife. 

Além do Brasil, o fungo tem causado alertas nas autoridades de saúde nos EUA. O fungo Candida auris é resistente às medicações antifúngicas comuns, e apresenta uma alta taxa de mortalidade. Especialistas apontam que 30% a 65% dos contaminados morrem em decorrência da doença. Apesar disso, especialistas destacam que o fungo não é uma ameaça direta ao público geral. Os riscos são maiores para pacientes que já tenham comorbidades ou que realizaram algum procedimento invasivo.


Fungo candida auris (Foto: Reprodução/REUTERS)


Foi em Pernambuco que o Brasil registrou o maior surto do super fungo Candida auris, segundo uma pesquisa recente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ao todo, 48 casos da doença foram notificados entre novembro de 2021 e março de 2022 em Recife, o mais alto número desde o primeiro caso confirmado em dezembro de 2020, em Salvador, Bahia.

Em 2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) destacou que o fungo “representa uma grave ameaça à saúde global”. Isso porque algumas cepas do fungo “São resistentes a todas as principais classes de medicações antifúngicas. E a identificação requer métodos laboratoriais mais específicos, uma vez que Candida auris pode ser facilmente confundida com outros tipos de fungos”, finaliza a nota.

 

Foto destaque: Fungo candida auris. Reprodução/Science Photo Library/BBC

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo