Notícias

Bolsonaro diz informações falsas sobre a Amazônia para investidores árabes

Em evento em Dubai, o presidente Jair Bolsonaro mente sobre a Amazônia, ao dizer que "por ser uma floresta úmida, não pega fogo" e que os ataques não são justos.

15 Nov 2021 - 13h53 | Atualizado em 15 Nov 2021 - 13h53
Bolsonaro diz informações falsas sobre a Amazônia para investidores árabes Lorena Bueri

O Presidente Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou nesta segunda-feira (15) que a Amazônia não pega fogo, pois se trata de uma floresta úmida. Além dessa mentira, o presidente também disse que "os ataques que o Brasil sofre em relação à Amazônia não são justos" em um evento em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, ao convidar investidores para conhecerem a floresta. 

Segundo Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima, a fala se trata de uma meia verdade. “Ela não cria incêndios florestais, porque é uma floresta úmida. A floresta não pega fogo naturalmente – mas se alguém colocar fogo nela, ela incendeia". Astrini reforça que "por isso que a gente fala que os incêndios na Amazônia, as queimadas, elas são criminosas. Então pega fogo, sim, na floresta – quando você tem o crime ambiental agindo, em 99% das vezes".

 

https://lorena.r7.com/post/India-volta-a-receber-turistas-apos-20-meses

https://lorena.r7.com/post/No-ultimo-ano-1-a-cada-4-criancas-realizam-pelo-menos-tres-refeicoes-por-dia

https://lorena.r7.com/post/Hospital-de-referencia-para-Covid-19-no-Rio-zera-internacoes


Para o assessor do Instituto Sócio-Ambiental (ISA) e ambientalista Antonio Oviedo, há 60 anos era possível afirmar que a floresta é úmida como um todo. Atualmente, com 20% de sua parte desmatada, a informação é falsa. "Ela é úmida em áreas como no interior do Rio Solimões ou no Alto do Rio Negro, onde não tem muitas estradas, mas mesmo lá o fogo já tem entrado, por conta do desmatamento. Quando se fragmenta a floresta em blocos, vem o efeito de borda. Quanto mais bordas tiver, mais seca fica, e facilita a entrada do fogo”, afirma o assessor.

Bolsonaro também mentiu no evento, ao dizer que "os ataques que o Brasil sofre quando se fala em Amazônia não são justos. Lá, mais de 90% daquela área está preservada, está exatamente igual quando foi descoberto no ano de 1500. A Amazônia é fantástica".


Queimadas em Altamira, estado do Pará. (Foto: Reprodução/Victor Moriyama/Greenpace)


Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas, informou que a Amazônia não é uma área totalmente conservada e passa por uma forte ameaça. Com base em estudos, “algumas regiões a Amazônia já não cumpre o papel de ser a principal fonte de absorção de carbono. Em alguns lugares, ela já está sendo uma fonte de emissão líquida – o que é algo terrível para a questão climática". O coordenador também diz que menos da metade da floresta permanece intacta, como em 1500. "O bioma Amazônia tem de vegetação nativa aproximadamente 86%. Só que tem pelo menos 4% do bioma que é vegetação secundária. Então 20% da Amazônia já foram desmatadas. Se você considera as áreas que tiveram fogo ou exploração florestal irregular e também outros tipos de impacto – como os efeitos de borda, o garimpo – pelo menos outros 20% da Amazônia estão impactados", conclui Tasso. 

 

Foto Destaque: Jair Bolsonaro em Dubai. Reprodução/Alan Santos/O Globo

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo