Os video games, no seu início, foram tratados como maléficos com diversos mitos, desde dizer que estragavam televisores até mesmo que derretiam a mente das pessoas. Hoje os games fazem parte do cenário social de uma forma bem sólida, sendo até fonte de renda para certas pessoas. Os games também contribuem para ajudar a mente humana.
https://lorena.r7.com/post/Saude-mental-Problemas-com-os-barulhos-urbanos
https://lorena.r7.com/post/Entenda-o-nervo-vago-e-como-ele-pode-auxiliar-na-reducao-de-estresse
Pessoas que jogam constantemente possuem mentes adaptadas pelos jogos. Assim é possível que adquiram habilidades. Pessoas que jogam jogos de ação constante desenvolvem reflexos mais apurados e uma capacidade de uma visão periférica mais atenta que das pessoas que não consomem desses jogos. Além disso tudo os jogos podem ser uma verdadeira terapia contra o estresse e até mesmo a ansiedade. A imersão deles podem ajudar aos indivíduos esquecerem alguns problemas ou até mesmo lidar com eles.
Reprodução/Pexels perfil: Soumil Kumar
Os vídeo games podem ser uma verdadeira terapia contra o Alzheimer. Por ser tratar de uma doença neurodegenerativa progressiva, o Alzheimer afeta idosos que tem uma rotina repetitiva e exercitam pouco a mente. Os jogos ajudam a exercitar constantemente a mente e o raciocínio. Assim podendo evitar as causas da doença.
Contudo os limites existem. Muitas pessoas acabam se viciando em jogos eletrônicos. O excesso de jogatinas pode resultar em agressividade, timidez e até mesmo depressão. O ato de usar o mundo dos games para se desligar e esquecer a realidade, causando assim uma dependência, não é algo nada bom. São os mesmos sintomas dos outros vícios, que ao ficar longe de sua dependêcia apresentam agressão, desespero, ansiedade e estresse até conseguirem suprir a sua abstinência.
Os jogos eletronicos são muito bons para a mente humana. Se toda a população fizesse o uso correto dos jogos boa parte das doenças psicologicas diminuiriam, mas o importante é não deixar cair em um vicio que cause mal para o bem estar.
(Foto Destaque: Reprodução/Pexels perfil: Jeshoots.com)