Notícias

Banco Central informa novo vazamento de dados cadastrais de Chaves pelo Abastece Aí PIX

Vazamento de informações foi detectado pelo BC, que informou que as 137.285 chaves Pix, objeto dos vazamentos, foi de natureza cadastral e nem um outro tipo de dado foi divulgado.

16 Set 2022 - 22h45 | Atualizado em 16 Set 2022 - 22h45
Banco Central informa novo vazamento de dados cadastrais de Chaves pelo Abastece Aí PIX  Lorena Bueri

Banco Central informa novo vazamento de dados cadastrais de Chaves PIX. 137.285 chaves Pix sob responsabilidade do Abastece Aí, programa do Posto Ipiranga vazaram, conforme informações do Banco Central.

O vazamento ocorreu entre os dias 1º e 14 de setembro e aconteceu por "falhas pontuais" no sistema do Abastece Aí.


Foto Reprodução/Imaginera.com.br


O Banco Central informou que não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, dados de movimentação de valores, saldos bancários ou outras informações sob proteção do sigilo bancário.

Em nota o BC afirma que "As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras", e segundo ele os dados que foram expostos são: nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo de conta, e data de criação da chave Pix.

O BC avisa que entrará em contato via aplicativo ou via internet Banking da instituição, devendo os usuários terem extrema cautela com qualquer outra tentativa de contato. "Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail".

Medidas foram tomadas para investigar o caso e punir os responsáveis pelo incidente. A empresa afirma que bloqueou atividades suspeitas.

O risco de criminosos utilizarem os dados já adquiridos através do vazamento é de que eles recorram a outros meios para conseguir mais informações bancárias dos afetados.

Para Paula Oliveira, especialista em Ciência de Dados com doutorado pela Universidade de São Paulo (USP): “Quando esses dados cadastrais vazam isso significa que aumenta o risco da própria pessoa receber uma ligação, uma mensagem, um WhatsApp e ela própria completar os dados que faltam para que o fraudador possa fazer uma transação.”  Dessa Forma é esperado que eles recorram a variados meios de roubar as informações.

Diante disso, fica o alerta aos usuários do programa para que tenham cuidado com links, mensagens e ligações suspeitas.

Foto Destaque: Reprodução Shutterstock

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo