Notícias

Atenção e cuidado com o Pix nesta Black Friday

Agora na Black Friday empresas e clientes se preparam para possíveis golpes com o método Pix que completou 1 ano na última terça-feira, cabe o alerta e muita atenção.

22 Nov 2021 - 20h00 | Atualizado em 22 Nov 2021 - 20h00
Atenção e cuidado com o Pix nesta Black Friday Lorena Bueri

Com a chegada da Black Friday programada para a próxima sexta-feira (26), acredita-se que o  pix  terá uma grande participação no evento, visto que celebrou um ano de lançamento na última terça-feira, 16 de novembro. No ano passado, este método de pagamento era recém chegado não tendo tanta presença no mercado financeiro.  

De acordo com o Banco central, comparando novembro de 2020 e setembro de 2021 o  Pix  aumentou 639% no que se refere a quantidade de usuários, de 13,7 milhões teve um salto para 101,3 milhões de pessoas físicas. À medida que as empresas que aderiram ao meio de pagamento passaram de 1,14 milhão para 7,6 milhões. Durante o mês de setembro de 2021, totalizando 1,04 bilhão de transações via  Pix , isto é de R $ 554 bilhões.   


Pessoa segurando o celular com o símbolo do pix. (Foto: Reprodução/Getty Imagens)


Um estudo feito pela consultoria  Gmattos , em janeiro deste ano, apontou que apenas 17% das lojas online aceitavam este método de pagamento. De acordo com a pesquisa, a  tendência  é que até o final do mês de novembro, ao menos 70% dos lojistas virtuais permitem permitir o  Pix . 

Contudo, para alguns alguns o  Pix  pode ser considerado um vilão nesta Black Friday, pois apesar dos benefícios, como exemplo a forma instantânea em que um valor em dinheiro sai da conta de origem para a conta de destino, uma modalidade desperta uma certa atenção. Uma vez que em alguns casos, não é permitido recuperar o valor transferido.  

Uma das características dos criminosos na Black Friday, é induzir as pessoas a comprar em sites ou até mesmo perfis falsos nas redes sociais. O famoso “phishing”, termo mais conhecido por especialistas, no qual sites falsos são criados em formato muito semelhante ao de grandes empresas, concedidos que nem se quer existem.  

 

https://lorena.r7.com/post/Padre-Robson-audiencia-e-marcada-para-discutir-pedido-de-prisao

https://lorena.r7.com/post/Bolsonaro-sanciona-projeto-do-Auxilio-Gas-para-familias-de-baixa-renda

https://lorena.r7.com/post/Australia-formaliza-acordo-com-EUA-e-Reino-Unido-para-obter-submarinos-nucleares


Nenhum mês de agosto o BC decidiu implementar uma limitação nas transações de pessoas físicas, pedidos das próprias instituições com o intuito de reduzir os casos de sequestros e roubos noturnos. O limite de transferências ficou em R $ 1 mil no período noturno, entre as 20 e 6 horas.  

Todavia, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente agora com abordagem deste tão conhecido evento, como exemplo as opções de formas de pagamento, isto é, se achar um site que forneça apenas o  Pix  como possibilidade de pagamento, desconfie e suspenda a compra. Além de estar atento a uma forma de pagamento, cuide-se em relação aos sites, uma dica é observar se existe um ícone em formato de cadeado no navegador. Ao clicar no cadeado, o cliente obtém obter informações sobre a procedência do site, em caso de um site falso os dados encontrados serão suspeitos.  

 

Foto Destque: Celular divulgando Black Friday . Reprodução/Getty Imagens

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo