Money

Aposentados do INSS não terão 13° salário neste fim de ano

Por causa da antecipação do 13° salário no primeiro semestre de 2021, os aposentados e pensionistas do INSS terão as festas de fim de ano reduzida neste ano de 2021

22 Nov 2021 - 17h10 | Atualizado em 22 Nov 2021 - 17h10
Aposentados do INSS não terão 13° salário neste fim de ano  Lorena Bueri

As comemorações de final de ano dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão reduzidas em 2021. Isso porque os segurados receberam o 13° salário antecipadamente, dividido em duas parcelas, no primeiro semestre de 2021, pagas no período de 25 de maio a 8 de junho e de 24 de junho a 7 de julho.  


O 13° salário reduzido de 2021 (Foto: Reprodução/Arte/R7)


Já o projeto de lei do 14º salário está parado no Congresso Nacional. Segundo Yedda Gaspar, presidente da Federação das Associações de Aposentados do Estado do Rio de Janeiro (Faaperj), o fim do ano não será digno de comemoração diante de todas as dificuldades que a categoria enfrenta. 

 

Os aposentados estão esquecidos pelo governo, em plena pandemia de coronavírus. Nenhuma ação foi feita para diminuir o impacto dessa doença nas finanças dos idosos, afirmou Yedda que ainda completou dizendonão foi levado em conta que, com o desemprego em alta, que aumentou com a pandemia, os segurados do INSS tiveram que sustentar suas famílias com o que recebem de aposentadoria (ou pensão), finalizou ela.  

 

A presidente da Faaperj ainda chamou a atenção para a defasagem de valor dos benefícios previdenciários diante da alta da inflação. O governo antecipou o pagamento do 13º salário, mas não liberou nenhum outro tipo de benefício para nos auxiliar em nossas despesas com exames médicos, remédios e consultasafirmou Yedda.  

 

 

https://lorena.r7.com/post/Familias-bilionarias-viram-protagonistas-no-mercado-de-criptomoedas

https://lorena.r7.com/post/Barsi-explica-por-que-investidores-nao-devem-se-preocupar-com-a-queda-da-bolsa

https://lorena.r7.com/post/Corretora-dos-gemeos-Winklevoss-e-avaliada-em-71-bilhoes-apos-investimento-de-400-milhoes-de-dolares


Procurados pelo jornal Extra, o Ministério da Economia e o INSS não retornaram os questionamentos sobre o eventual pagamento de um novo abono de fim de ano para os segurados. 

 

O Projeto de Lei 4.367/2020, em tramitação na Câmara dos Deputados desde o ano passado, sugere o pagamento de um valor extra, o chamado 14º salário, no fim do ano para aposentados e pensionistas do INSS. 

 

O texto propõe que os beneficiários recebam esse pagamento também em 2022 e 2023. A tramitação da proposta, no entanto, continua parada na Casa, ou seja, sem data para apreciação. E ainda que passasse pelo crivo da Câmara, teria que ser submetida ao Senado. 

 

Em caso de aprovação, será enviado ao presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), que vai analisar a proposta de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS). 

 

 

Foto Destaque:  Aposentados ficaram sem o 13° salário; Reprodução/bxblue 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo