Saúde

Anvisa rejeita três pedidos de registro de autotestes para Covid-19

A Anvisa concluiu a avaliação de apenas sete pedidos de registro do autoteste. Estratégia que já foi implementada nos EUA e nos países europeus pode ajudar a conter a propagação da Covid-19.

09 Fev 2022 - 15h12 | Atualizado em 09 Fev 2022 - 15h12
Anvisa rejeita três pedidos de registro de autotestes para Covid-19 Lorena Bueri

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) rejeitou três solicitações de registros de autotestes para a Covid-19 no Brasil. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (07).

As solicitações de registros são das empresas fabricantes Okay Technology, MedLevensohn e LMG Lasers. As três instituições fazem uso do swab nasal para coletar a secreção nasofaríngea, tal como realizado nos exames de RT-PCR para investigar a presença da infecção pelo coronavírus.

Segundo o site UOL, dos 30 pedidos de registro que chegaram na agência, apenas sete tiveram a avaliação concluída; quatro esperam pela publicação do resultado no DOU; nove estão em processo de análise e 17 foram encaminhados à área técnica responsável.

No fim de janeiro, a venda do autoteste foi autorizada no Brasil. O Ministério da Saúde incorporou o dispositivo no Plano Nacional de Expansão da Testagem com a ideia de que o exame sirva como uma estratégia de triagem. Conforme a pasta, o objetivo é permitir maiores oportunidades na testagem de indivíduos sintomáticos ou assintomáticos, para que possam identificar a doença precocemente e iniciar o isolamento.


Testagem rotineira pode auxiliar no controle da pandemia do coronavírus. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Anchieta).


No mês passado, a BBC News informou que, nos Estados Unidos, o CDC (Centro de Controle de Doenças) autorizou a venda de autotestes em farmácias levando em consideração uma série de recomendações para o uso. Para a entidade, a iniciativa visa reduzir riscos, assim como a vacinação, o uso de máscaras e o distanciamento social. "Autotestes são uma de diversas opções de exame para covid-19 e podem ser mais convenientes que testes feitos por laboratórios", explica o CDC.

Na ocasião, o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) afirmou que o uso de testes de farmácia nos países europeus para detectar o coronavírus precisa ser um empreendimento bem planejado e implementado com cautela. O órgão completou dizendo que o fato de os autotestes não estarem disponíveis para o sequenciamento e monitoramento das variantes da doença, como a delta e a ômicron, será um desafio às autoridades de saúde.

 

Foto Destaque: Sede da Anvisa. Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil/GOV.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo