Notícias

Anvisa recebe pedido da Janssen para a inclusão da dose de reforço na bula

Anvisa dará resposta para a solicitação da Janssen em um prazo de até trinta dias e será considerado de uso emergencial. Segundo a autarquia, a farmacêutica deve demonstrar que uma segunda dose é segura e eficaz para a população.

21 Nov 2021 - 17h27 | Atualizado em 21 Nov 2021 - 17h27
Anvisa recebe pedido da Janssen para a inclusão da dose de reforço na bula Lorena Bueri

Numa corrida contra o tempo para controlar o Coronavírus, causador da Covid-19, que já vitimou mais de 600 mil pessoas somente no Brasil,  e na esperança dos imunizantes gerarem respostas positivas para o combate da doença e evitar internações e mortes, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou um  comunicado, no dia 20 deste mês, informando que a Farmacêutica Janssen enviou um documento, em 19 de novembro, pedindo a inclusão da segunda dose ( dose de reforço) do imunizante na bula. Segundo a agência, “O pedido da farmacêutica prevê a indicação da Janssen em duas situações: como reforço homólogo e heterólogo”, argumenta.


Logo Pfizer(Foto: Reprodução/Agência Brasil/Dado Duvic)


No boletim informativo, a autarquia explicou a diferença entre os dois termos.  Segundo o órgão, o reforço homólogo é feito com: “a mesma vacina e seria destinado a pessoas que foram imunizadas com a dose única da Janssen”, explica. A definição do complemento vacinal heterólogo trata-se: “de vacina diferente proposto pela empresa e seria destinado apenas para pessoas que concluíram a vacinação primária com uma vacina de tecnologia mRNA”. Nesse sentido, a Anvisa afirma que: Atualmente a única vacina de mRNA aprovada no Brasil é a vacina da Pfizer”, informa.

 

https://lorena.r7.com/post/Chega-a-zero-o-numero-de-internados-por-COVID-19-nos-hospitais-municipais-do-Rio-de-Janeiro

https://lorena.r7.com/post/Alemanha-enfrenta-emergencia-nacional-e-reforca-possibilidade-para-medidas-restritivas-obrigatorias

https://lorena.r7.com/post/Hospital-de-referencia-para-Covid-19-no-Rio-zera-internacoes


De posse de informações encontradas no site oficial da Pfizer Brasil, encontra-se explicações sobre o funcionamento desta tecnologia nova usada para o desenvolvimento de vacinas com  RNA mensageiro, que é novidade no mercado científico. “São um novo tipo de imunizante em estudo para proteger pessoas de doenças infecciosas. Assim como as vacinas comuns, o objetivo do RNA mensageiro é criar anticorpos contra um vírus que ameaça a saúde humana”, assegura. Dessa forma, Pfizer complementa que: “ao invés de inserir o vírus atenuado ou inativo no organismo de uma pessoa, esse novo imunizante ensina as células a sintetizarem uma proteína que estimula a resposta imunológica do corpo”, conclui.


Logo Anvisa (Foto: Reprodução/ Conselho de Farmácia)


Segundo o pronunciamento da Anvisa, a solicitação da Janssen será analisada considerando "evidências científicas" e que a própria farmacêutica deve demonstrar que a dose de reforço é necessária e benéfica, além disso, deve demonstrar todas as informações serão de inteira responsabilidade da empresa desenvolvedora de vacinas. Entretanto, segundo reportagem da BBC, produzida no dia 18 deste mês, nos Estados Unidos a segunda dose do imunizante da Janssen já é recomendada pela comunidade cientifica dois meses após a aplicação da primeira dose. Ainda nesta semana, o Ministério da Saúde confirmou a necessidade da segunda dose da Janssen, para pessoas que já atingiram a maioridade.

 

Foto Destaque: Vacina Janssen. Reprodução/Folha de S.Paulo 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo