Saúde

Ana Estela Haddad é cotada para nova secretaria no SUS

Ana Estela Haddad foi convidada para participar da secretaria da Saúde Digital do SUS. Ela foi a primeira mulher a ser professora da faculdade de Odontologia da USP

28 Dez 2022 - 20h02 | Atualizado em 28 Dez 2022 - 20h02
Ana Estela Haddad é cotada para nova secretaria no SUS Lorena Bueri

A professora Ana Estela Haddad e esposa do futuro ministro, Fernando Haddad, deve chefiar a Secretaria da Saúde Digital do Ministério da Saúde. O convite foi feito pela futura ministra da Saúde, Nísia Trindade.

A pasta da Saúde Digital dentro do Ministério da Saúde foi criada no atual governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), onde a equipe da Saúde sugeriu para uma secretária voltada à tecnologia do Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, o Datasus (sistema de informática do SUS) seria direcionado para a nova área, que também deve cuidar da parte de telessaúde.

A ex-primeira dama de São Paulo é formada em Odontologia e tomou posse como professora titular do departamento de ortodontia e odontopediatria da Faculdade de Odontologia da USP, sendo, a primeira mulher a assumir o cargo na história da instituição.

Ana Estela tem experiência na área da telessaúde e atua como coordenadora do Núcleo de Telessaúde e Teleodontologia da Faculdade de Odontologia da USP. Ela faz parte do Comitê Assessor da Rede Universitária de Telemedicina e é diretora Científica da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde.

Ela também já atuou como assessora do ministro da Educação de 2003 a 2005 e foi diretora de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde de 2005 a 2012.

A futura secretária da Saúde Digital é casada com o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com ele, tem dois filhos, Frederico e Ana Carolina Haddad. Fernando foi anunciado ao cargo pelo presidente eleito no início do mês.


Ana Estela Haddad com o marido Fernando Haddad e os filhos, Frederico e Ana Carolina Haddad (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)


De acordo com a assessoria de comunicação de Nísia Trindade, a futura ministra da Saúde, Ana Estela ainda está em negociações e ainda não fechou os nomes que vão compor a sua equipe. Os nomes dos secretários só serão anunciados no dia 2 de janeiro.

O Ministério da Saúde vai ser composto por Swedenberger do Nascimento Barbosa, na secretaria-executiva; Ana Estela Haddad, na Secretária de Saúde Digital; Nésio Fernandes, participando da Secretaria de Atenção Primária à Saúde; Ethel Maciel, na Secretaria de Vigilância em Saúde; Helvécio Miranda, na Secretaria de Atenção Especializada à Saúde; Isabela Pinto, participando da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e por fim, Carlos Gadelha, na Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos.

 

Foto Destaque: Ana Estela Haddad irá ser a próxima secretaria da Saúde Digital do SUS. Reprodução/Zanone Fraissat/Folhapress

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo