Saúde

Alterações no ciclo menstrual podem ser ocasionadas por estresse

Nem sempre menstruação atrasada é sinal de gravidez. Podem ser outras causas como estresse constante, falta de hormônio e uso excessivo de anticoncepcional.

26 Dez 2021 - 15h17 | Atualizado em 26 Dez 2021 - 15h17
Alterações no ciclo menstrual podem ser ocasionadas por estresse Lorena Bueri

A menstruação atrasada nem sempre é sinal de gravidez, visto que existem outras causas possíveis para esta situação, tais como: o estresse em excesso, emoções muito fortes, alterações hormonais ou mesmo o consumo exagerado de cafeína e de bebidas alcoólicas. A médica Juliana Seperandio explica melhor o que pode causar o atraso: "as secreções hormonais do cérebro e dos ovários com a atuação dos hormônios ovarianos no útero são essenciais para existirem um fluxo menstrual regular".

https://lorena.r7.com/post/Estudo-revela-que-Omicron-tem-40-menos-chance-de-hospitalizacao

https://lorena.r7.com/post/Cirurgiao-dentista-Otavio-Kaufmann-oferece-transfer-aereo-para-pacientes

https://lorena.r7.com/post/137-mortes-por-Covid-19-foram-registradas-nas-ultimas-24h


Mas devemos também ficar atentos às outras causas que podem indicar situação mais grave, por isto, é muito importante procurar um especialista e manter em dia as suas consultas de rotinas e exames. Um estudo feito pela obstetra Luciana Demaluta afirma: "as causas comuns para o atraso menstrual pode ser problemas como tireoide e policistos, distúrbios alimentares como anorexia e bulimia entre outros."

A menopausa precoce é uma das causas também para a irregularidade do fluxo menstrual, além das causas hormonais e alterações de humor. O uso de contraceptivos sem as suas pausas também atua na causa dos atrasos menstruais, pois o período correto de fluxo é de 21 a 35 dias, portanto o contraceptivo deve ter este ciclo, seguindo sempre os intervalos de pausas corretas.

Existem pessoas que ficam até um mês sem menstruar e pode ser considerado normal, dado que não é liberado tanto hormônio em seu organismo, causando o atraso. Para os ginecologistas, o considerado atraso é a partir de 15 dias e entre 5 e 7 dias é normal.

O uso de chá estimulante, mito ou verdade?


Chá estimulante (Foto: Reprodução/site: tuasaude.com)


Existem pessoas que realizam o uso de "chás estimulantes", os chamados chás abortivos, alegando que estimula a compressão do ovário fazendo com que a menstruação siga o fluxo normal, o que leva o próprio corpo a expulsar aquele sangue, porém não tem nenhum estudo cientifico que comprove a eficácia destas bebidas. Por isto quando ocorre, de fato, o atraso, é essencial que procure um especialista para assim ele passar algum tratamento adequado que ajude no  seu fluxo menstrual.

Foto Destaque: Reprodução/site: soudelas.com

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo