A menstruação atrasada nem sempre é sinal de gravidez, visto que existem outras causas possíveis para esta situação, tais como: o estresse em excesso, emoções muito fortes, alterações hormonais ou mesmo o consumo exagerado de cafeína e de bebidas alcoólicas. A médica Juliana Seperandio explica melhor o que pode causar o atraso: "as secreções hormonais do cérebro e dos ovários com a atuação dos hormônios ovarianos no útero são essenciais para existirem um fluxo menstrual regular".
https://lorena.r7.com/post/Estudo-revela-que-Omicron-tem-40-menos-chance-de-hospitalizacao
https://lorena.r7.com/post/Cirurgiao-dentista-Otavio-Kaufmann-oferece-transfer-aereo-para-pacientes
https://lorena.r7.com/post/137-mortes-por-Covid-19-foram-registradas-nas-ultimas-24h
Mas devemos também ficar atentos às outras causas que podem indicar situação mais grave, por isto, é muito importante procurar um especialista e manter em dia as suas consultas de rotinas e exames. Um estudo feito pela obstetra Luciana Demaluta afirma: "as causas comuns para o atraso menstrual pode ser problemas como tireoide e policistos, distúrbios alimentares como anorexia e bulimia entre outros."
A menopausa precoce é uma das causas também para a irregularidade do fluxo menstrual, além das causas hormonais e alterações de humor. O uso de contraceptivos sem as suas pausas também atua na causa dos atrasos menstruais, pois o período correto de fluxo é de 21 a 35 dias, portanto o contraceptivo deve ter este ciclo, seguindo sempre os intervalos de pausas corretas.
Existem pessoas que ficam até um mês sem menstruar e pode ser considerado normal, dado que não é liberado tanto hormônio em seu organismo, causando o atraso. Para os ginecologistas, o considerado atraso é a partir de 15 dias e entre 5 e 7 dias é normal.
O uso de chá estimulante, mito ou verdade?
Chá estimulante (Foto: Reprodução/site: tuasaude.com)
Existem pessoas que realizam o uso de "chás estimulantes", os chamados chás abortivos, alegando que estimula a compressão do ovário fazendo com que a menstruação siga o fluxo normal, o que leva o próprio corpo a expulsar aquele sangue, porém não tem nenhum estudo cientifico que comprove a eficácia destas bebidas. Por isto quando ocorre, de fato, o atraso, é essencial que procure um especialista para assim ele passar algum tratamento adequado que ajude no seu fluxo menstrual.
Foto Destaque: Reprodução/site: soudelas.com