Notícias

Agência Nacional do Petróleo abre consulta sobre qualidade do biodiesel

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a ANP, abriu consulta após o CNPE ter pedido para avaliar se há regras limitando a mistura de até 15% de biodiesel no diesel, após críticas sobre qualidade do biodiesel.

06 Nov 2021 - 21h00 | Atualizado em 06 Nov 2021 - 21h00
Agência Nacional do Petróleo abre consulta sobre qualidade do biodiesel  Lorena Bueri

A diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a ANP, aprovou ontem (4) uma análise de impacto regulatório e a realização de consulta e audiência públicas com tem o intuito de melhorar a qualidade do biodiesel comercializado no Brasil.

A direção da ANP declara que a agência espera que as propostas, quando aprovadas, resultem em produto de melhor qualidade. O biodiesel é um importante biocombustível utilizado no país e foi introduzido na matriz de combustíveis brasileira em 2008.


Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis abre consultoria pública sobre a qualidade do biodiesel. (Foto: Reprodução/ANP)


A minuta de resolução estabelece novas especificações de biodiesel e as medidas de controle de qualidade. A consulta foi aberta após o Concelho Nacional de Política Energética ter pedido para a ANP avaliar se há regras que limitam a mistura de até 15% de biodiesel no diesel, após críticas sobre problemas na qualidade do biodiesel.

A ANP pronunciou-se em nota dizendo que realizou estudos técnicos para melhorar as especificações técnicas do biodiesel e óleo diesel, que resultou no conselho de novas regras de controle de qualidade, que tem como objetivo o aumento da satisfação do consumidor com o produto.

 

https://lorena.r7.com/post/Citando-urgencia-da-inflacao-Brasil-antecipa-corte-de-10-em-tarifas-de-importacao

https://lorena.r7.com/post/Bimotor-que-caiu-com-Marilia-Mendonca-nao-possuia-caixa-preta-afirma-Cenipa

https://lorena.r7.com/post/Discurso-de-odio-e-desinformacao-disseminados-no-Facebook-tem-mais-alcance-no-Brasil


Dentre as principais mudanças propostas, estão: a inserção de novo parâmetro relativo a contaminantes orgânicos, exigência de controle e execução de boas práticas de manuseio, transporte e armazenamento, por parte dos agentes econômicos, com exigências de drenagem, filtração de produto e limpeza de tanques, redução no teor de monoglicerídeos, sódio, potássio, cálcio, magnésio e fósforo, reavaliação das tabelas de temperaturas para Ponto de Entupimento de Filtro a Frio, e a ampliação da estabilidade oxidativa do produto de 12h para 13h na produção, 

Consultada, a Abiove, representante de produtores do biocombustível. afirmou que é “muito oportuna” a nova exigência por parte da ANP de drenagem dos tanques. A associação declara que que muitos problemas atribuídos ao biodiesel, são problemas de manuseio e não de produto e que as suas associadas não têm recebido reclamações de seus clientes. Abiove também disse que não existem razões para não se progredir com os acréscimos até B15, combustível com 15% de biodiesel.

 

Foto Destaque: Biodiesel, combustível derivado, principalmente, da soja. Reprodução/Brasil Agro

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo