Money

Afinal, o que é NFT?

A tecnologia NFT já movimentou bilhões em negociações, mas para muitos ela ainda é desconhecida. Entenda de uma vez por todas o que significa essa nova sigla que já fez com que diversas celebridades gastassem fortunas apenas para adquirir um exempla

3 min de leitura
09 Fev 2022 - 11h04 | Atualizado em 09 Fev 2022 - 11h04

Qualquer pessoa que tenha contato com a internet, principalmente com alguma rede social, em algum momento já ouviu falar sobre os NFTs. Entretanto, embora conheçam a nomenclatura, boa parte das pessoas ainda não entendem o que a sigla realmente significa. A primeira pergunta que vem à mente é: por que alguém pagaria milhões apenas para adquirir um arquivo digital? Por mais louco que pareça, o mercado de NFTs está em alta e cada vez mais a procura por imagens meramente digitais cresce em todo o mundo. 


A coleção de arte em NFT da Bored Ape Yacht Club com desenhos de macacos já se tornou uma das mais famosas, sendo comprada até mesmo por Neymar (Foto: Reprodução/Bored Ape Yacht Club)


O que é NFT? 

Em resumo, um token não fungível (NFT) é um ativo digital com características singulares e que, portanto, não pode ser copiado. Por ser único e original, ele pode acabar se tornando muito valorizado e, logo, ser negociado por números astronômicos. Esse ativo digital pode ser usado tanto para autenticar, quanto para rastrear outra mídia digital atrelada a ele: imagens, áudios ou qualquer outro arquivo que possa ser guardado num disco rígido. 

Mas o que muitas pessoas não sabem é que possuir um NFT não quer dizer ser dono da mídia associada a ele. Na verdade, quando esse ativo é negociado, o que o comprador adquire de fato são as chaves de um token não fungível, as quais podem ser guardadas ou mesmo revendidas posteriormente pelo proprietário em questão. Para entender melhor como funciona, basta pensar no NFT como uma obra de arte. Somente uma pessoa, geralmente um grande museu, possui o quadro original, mas a réplica desta arte pode ser comprada em qualquer outro lugar. 

 

Como criar um NFT?

A criação de um NFT está ligado ao processo de cunhagem. Cunhar é transformar um arquivo digital, seja ele qual for, em um ativo digital na blockchain. Em suma, o processo é o seguinte: 

1- Um arquivo é criado, podendo ser em qualquer formato (jpeg, áudio…);

2- Esse mesmo arquivo é transformado em ativo digital por meio de alguma plataforma;

3- Após o registro na blockchain, o arquivo se torna um NFT e já pode ser negociado.

 

Como vender um NFT?

Para vender o ativo digital, é necessário utilizar algum dos marketplaces disponíveis no mercado. Essas plataformas servem como vitrine, onde os NFT são expostos a fim de receber propostas de compra. Dentre os marketplaces existentes, dois bem famosos são o OpenSea e o Rarible.

 

Foto destaque: NFT. Reprodução/Pixabay

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo