No segundo dia da São Paulo Fashion Week, grandes nomes da moda apresentaram suas coleções e, entre os destaques, estiveram À La Garçonne e Ronaldo Fraga. Enquanto a dupla Alexandre Herchcovitch e Fábio Souza se aventuraram no universo do terror, a marca homônima do estilista Ronaldo Fraga homenageou à tradição têxtil.
Alinne Moraes radicaliza visual para desfilar na SPFW
Matthieu Blazy é o novo diretor criativo da Bottega Veneta
Para a nova coleção da À La Garçonne, o estilista Alexandre Herchcovitch e o diretor-criativo Fábio Souza, se inspiraram no gênero do terror, optando por fazer do filme “O Exorcista”, de 1973, seu ponto de partida. No desfile, surgiram moletons e camisetas, que estampavam o ano em que a produção foi lançada e o inesquecível rosto possuído de Regan Teresa MacNeil, protagonista do filme que foi interpretada por Linda Blair. As peças foram usadas junto com saias que carregavam elementos-chaves da À La Garçonne, como patchwork de flores, cordas e quadriculados. Referências ao trabalho de Alfred Hitchcock também marcaram presença nos florais e silhuetas.
À La Garçonne apresenta coleção na SPFW (Foto: Reprodução/À La Garçonne)
Em nota, Alexandre Herchcovitch falou a respeito do toque retrô da coleção. “Um pouco de inspiração nas formas dos anos 1970 e nos figurinos de filmes de terror que estamos trabalhando como estamparia”, resumiu o estilista.
Moletom com estampa do padre de “O Exorcista” (Foto: Reprodução/À La Garçonne)
A marca, que tem o conceito “upcycling” desde o seu nascimento, desenvolveu looks com peças francesas de “workwear” dos anos de 1920 e desfilou ainda vestidos feitos de patchwork. Vale lembrar, que a sustentabilidade prezada pela À La Garçonne está presente até mesmo em seu método de estamparia, que não faz uso de água.
Vestido da coleção de Ronaldo Fraga (Foto: Reprodução/Ronaldo Fraga)
Na 52ª edição do São Paulo Fashion Week, Ronaldo Fraga apresentou uma coleção que homenageou a cultura têxtil da cidade de Brusque, em Santa Catarina. A marca fez uma parceria com a RenauxView Indústria Têxtil e, em um curta batizado como “Entre Trama & Beijos”, desfilou looks feitos com trama jacquard. Já os vestidos, chapéus e sapatos exibidos, foram frutos de uma parceria com a marca Vanilla Eyewear.
Desfile Ronaldo Fraga (Foto: Reprodução/Ronaldo Fraga)
“Reforço o papel da roupa e tecidos como manto de sustentação na construção de personagens diários e como molduras na parede da memória de cada um. A cultura de um lugar se manifesta na forma como as pessoas moram, comem, festejam e, principalmente, no que elas vestem. E a soma de tudo isso se chama vida”, declarou Ronaldo Fraga.
Foto destaque: Desfile da marca À La Garçonne. Reprodução/À La Garçonne