Notícias

E-SUS Notifica volta ao ar 11 dias após ataque hacker

O E-SUS Notifica ficou 11 dias fora do ar depois de um ataque hacker que aconteceu em 10 de dezembro. No entanto, o ConectSUS que é responsável por emitir o certificado de vacinação Covid-19 segue fora do ar.

22 Dez 2021 - 10h30 | Atualizado em 22 Dez 2021 - 10h30
E-SUS Notifica volta ao ar 11 dias após ataque hacker Lorena Bueri

O e-SUS Notifica, aplicativo do governo federal responsável por notificar mortes e casos de Covid-19 voltou ao ar na terça-feira(21), como informado pelo Ministério da Saúde. O e-SUS ficou 11 dias fora do ar desde que foi atacado.

A falta de acesso ao sistema gerou dificuldades para estados e municípios colherem a informação sobre o coronavírus neste período. 

O e-SUS não foi o único site do governo hackeado, o site do Ministério da Saúde e a página do ConectSUS também foram alvos de ataques. O ConectSUS é responsável pela emissão do Certificado de vacinação da Covid-19, e ainda segue fora do ar. 



Mensagem deixada por hackers no site ConectSUS(Foto:Reprodução/ConectSUS)


O grupo Lapsus$ Group assumiu a autoria dos ataques hackers. Na madrugado do dia 10 de dezembro, os sites exibiam a mensagem "Nos cantacte caso queiram o retorno dos dados". Mais tarde as mensagens sumiram mas os sites permaneceram fora do ar. 

"O Ministério da Saúde informa que o sistema de registro E-SUS Notifica foi restabelecido. A pasta reitera que atua com agilidade para a o restabelecimento de todas as plataformas impactadas o mais breve possível", disse o ministério, em nota.


https://lorena.r7.com/post/Grafico-aponta-que-ocorreu-um-aumento-de-326-nas-internacoes-por-Covid-19-em-SP

https://lorena.r7.com/post/Londres-cancela-festa-de-virada-de-ano-devido-a-nova-variante-Omicron

https://lorena.r7.com/post/Surto-de-gripe-e-consequencia-da-baixa-cobertura-vacinal-dizem-especialistas

O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, afirmou na segunda-feira(20), que o ConectSUS deve ser estabelecido até o dia de hoje, quarta-feira(22). Até o presente momento, não foi anunciado nenhum retorno das atividades do site.

Segundo o ministério, os dados de vacinação haviam sido perdidos no dia do ataque, mas foram recuperador em 12 de dezembro. Ainda de acordo com o ministério, foram atingidos os seguintes sistemas:

e-SUS (Sistema de notificação de casos e mortes de Covid)

Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), sistema responsável por registrar a cobertura vacinal da Covid e a vacinação contra outras doenças.

ConectSUS (Sistema responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação contra Covid e da Carteira de Vacinação digital)  

Foto Destaque: Imagem do ministério da Saúde. Reprodução/Adriano Machado/REUTERS/REUTERS
 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo