Finalmente a espera de 14 anos chegou ao fim e a tour 'O Último Domino?' da banda Genesis deu o start no dia de ontem (20). Com Phil Collins no vocal, Tony Banks no teclado, Mike Rutherford na guitarra, Daryl Stuermer nas guitarras e baixo e Nic Collins na bateria, o público na Utilita Arena em Birmingham, na Inglaterra puderam apreciar a primeira das três apresentações agendadas - dias 20, 21 e 22 de setembro.
O grupo já deveria ter iniciado seu cronograma no último dia 15 de setembro onde fariam dois dias de apresentações no 3Arena em Dublin, na Irlanda e no dia 18, no SSE Arena Belfast na Irlanda do Norte, no entanto, foram adiados devido à pandemia.
Post de agradecimento ao primeiro dia de apresentação da tour 'The Last Domino?' (Foto: Reprodução/Instagram)
Nem mesmo a Covid-19 foi capaz de ofuscar o brilho dessa lendária banda. Assim como em sua última turnê da carreira solo, Phil Collins apresentou durante todo o espetáculo montado - devido ao problema de coluna adquirido após uma cirurgia mal colocada - sem poder fazer seus tão aguardados de bateria e nem mesmo assim, o show perdeu seu brilho.
Apresentando os clássicos sucessos que acompanhamam gerações como 'Follow You Follow Me', 'I Can't Dance', 'Land Of Confusion', 'Invisible Touch', 'Mama' e - como não poderia ser deixada de fora, a música que intitula a tour - 'Domino'. Foram 21 canções e em mais de duas horas de espetáculo, a banda levou o público ao delírio o que os fez lembrar seus tempos de estádios lotados.
Mesmo limitado a apenas cantar, Collins não desponta e mostra que apesar de seu corpo não mais acompanhar seu ritmo de antes, sua potência vocal continua impoluta. No perfil oficial da banda, a palavra-chave era gratidão. “Birmingham, muito obrigado pela primeira noite incrível nesta turnê de reunião do Genesis! A banda estará de volta para o 2 ° rodada no @utilitaarenabirmingham hoje à noite ” , no caso, nesta terça, 21.
Abertura do show com as icônicas canções Duke's e Turn It On Again (Reprodução/Youtube)
Follow You Follow Me (Reprodução/Youtube)
I Can't Dance (Reprodução/Youtube)
Land Of Confusion (Reprodução/Youtube)
Invisible Touch (Reprodução/Youtube)
Mama (Reprodução/Youtube)
Domino (Reprodução/Youtube)
Em entrevista recente à BBC, Phil relata um desapontamento que tem a cada apresentação: sua incapacidade de poder tocar ao lado do filho Nic . “Tenho um pouco de dificuldade física, o que é muito frustrante, porque adoraria tocar lá em cima com meu filho. Eu adoraria, mas eu mal consigo segurar uma baqueta com esta mão. Portanto, há certas coisas físicas que atrapalham ” , desabafa o músico.
‘The Last Domino?’ tem agendado mais 36 shows e supostamente, será a última reunindo o trio de setentões membros originais da banda, segundo declaração de Collins à revista Mojo. Perguntado sobre o ponto de interrogação no título da digressão e uma possível continuidade na agenda, o vocalista foi enfático: “Essa turnê inglesa e americana será o suficiente para mim. O ponto de interrogação foi ideia de Tony Banks. Estou removendo-o oficialmente”, conclui. Vale lembrar que em 2007 houve a reunião denominada ‘When In Rome’ que fora anunciada como sendo a última, resta a esperança de ser uma prolongação do sucesso ou apenas mais uma pausa.
Tony, não que lhe preocupe, está totalmente disposto e a favor de dar prosseguimento à turnê. “Acho que dependerá de como as coisas estarão. Como Phil lidará com tudo isso, como a plateia nos receberá e como nos sentiremos com tudo isso ” , revela.
Aos fãs que não podem participar presencialmente desse evento tão aguardado, resta assistir aos vídeos com apresentações e matar a curiosidade das músicas tocadas no setlist abaixo.
Setlist ‘The Last Domino?’:
Duke’s End/ Turn It On Again
Mama
Land Of Confusion
Fading Lights/ The Cinema Show/ Afterglow
That’s All/ The Lamb Lies Down On Broadway/ Follow You Follow Me
Duchess
No Son Of Mine
Firth Of Fifth/ I Know What I Like (In Your Wardrobe)
Domino
Throwing It All Away
Tonight, Tonight, Tonight/ Invisible Touch
I Can’t Dance
Dancing With The Moonlit Knight/ The Carpet Crawlers
Foto Destaque: Mike Rutherford, Phil Collins e Tony Banks. Reprodução/Instagram