Bolsonaro: médico segue para Brasília após ex-presidente apresentar mal-estar

Ex-presidente passou por uma pequena cirurgia para retirar lesões e exame de biópsia no domingo (15), mas passou mal na tarde desta terça-feira (16)

16 set, 2025
Bolsonaro deixa hospital acompanhado do filho, Jair Renan (esq) | Reprodução/Arthur Menescal/Bloomberg/Getty Images Embed
Bolsonaro deixa hospital acompanhado do filho, Jair Renan (esq) | Reprodução/Arthur Menescal/Bloomberg/Getty Images Embed

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi levado às pressas na tarde desta terça-fera (16), após ter um mal-estar. Bolsonaro apresentou crise de pressão, vômitos e soluços. A ida ao hospital teve de ser autorizada por um médico, pois ele se encontra em prisão domiciliar e só permite que ele vá ao hospital em caso de emergência. Mas determina que o ex-presidente comprove o motivo médico da saída em até 24h.

Bolsonaro passou por cirurgia no domingo

Bolsonaro precisou passar por um pequeno procedimento hospitalar para retirar lesões da pele e fazer uma biópsia, em um hospital no DF Star, em Brasília. Segundo os resultados de seus exames, o ex-presidente apresentou anemia, e a tomografia revelou vestígios de uma pneumonia recente.

Alexandre de Moraes liberou a ida de Bolsonaro ao hospital, mas exigiu da defesa que fosse dado a ele um atestado a ele do momento em que Bolsonaro saiu de casa ao hospital, e do momento que deixou o hospital e chegou em casa. Moraes ainda exigiu explicações da defesa pela demora da entrega do atestado de Bolsonaro e da volta para casa no domingo, após a saída do hospital, o ex-presidente encontrou jornalistas e apoiadores com bandeiras dos Estados Unidos e do Brasil na porta do hospital, e foi questionado sobre o seu estado de saúde, mas optou por manter o silêncio.

O médico de Bolsonaro que o atendeu no domingo disse que os procedimentos não tiveram intercorrências e que ele seguiria para casa. A situação da saúde de Bolsonaro segue em acompanhamento até a chegada de seu médico Cláudio Birolini, diretor de cirurgia geral do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo), no hospital em que ele está internado.


Bolsonaro deixa prisão domiciliar para ir a hospital, após passar mal, queda de pressão e vômitos ( Vídeo: reprodução/ Youtube/ Uol)

Prisão domiciliar

Bolsonaro segue em prisão domiciliar, mesmo após a decisão do Supremo Tribunal Federal de condená-lo a 27 anos e 3 meses, por golpe de Estado e mais quatro crimes na última quinta-feira, (11/09).

A Defesa do ex-presidente irá apresentar recursos no STF  para dar uma possível redução da pena, ou a garantia de benefícios maiores, pois como Bolsonaro já tem uma idade avançada, ele também irá precisar de mais atenção e de cuidados, por conta seus problemas de saúde, e de suas recentes cirurgias.

Mais notícias