Petrobras oficia Braskem sobre venda de ativos
Após o último balanço da Braskem revelar alguns prejuízos, as negociações sobre venda em parceria da Unipar trouxeram estranheza para a presidente da Petrobras

Na última sexta-feira (08), a presidente da petroleira Petrobras, Magda Chambriard, oficiou a petroquímica Braskem após notícias de que a empresa estaria negociando venda de ativos. Mesmo que de início alguns executivos tenham negado as informações, na manhã de sexta tanto a Braskem quanto a Unipar Carbocloro confirmaram a negociação de ativos.
Atualmente, a petroquímica é controlada pela Odebrecht que hoje é chamada de Novonor junto da própria Petrobras. 50,1% do capital votante da empresa é parte da Novonor enquanto a petroleira detém 47% de participação.
Acordo de confidencialidade
A Unipar informou que soube do potencial venda por meio de “burburinho de mercado” e preferiu oficiar a Braskem imediatamente, devido ao fato que a estatal tem direito de preferência em qualquer operação. Em julho, um acordo de confidencialidade foi assinado entre a Unipar e a petroquímica, garantindo conversas sobre a venda de ativos ou participações societárias da companhia e de suas subsidiárias.
Ambas as empresas não chegaram a citar quais ativos estão sendo avaliados, porém citações da Braskem nos Estados Unidos dias antes das informações serem vazadas deixaram Chambriard em alerta.
Empresa principal da Braskem (Foto: reprodução/Braskem)
Petrobras sobre o ativo
A presidente da Petrobras comentou sobre as negociações durante um evento para discursos de equidade de gênero em instituições públicas e privadas.
“Ontem tivemos notícias de que a Braskem estava negociando venda de ativos nos EUA e México, isso foi uma surpresa ruim” contou Chambriard. “Somos um sócio relevante e que tem direito a veto. Estranhei muito.” Magda também respondeu a perguntas e se haveria uma parceria com a petroquímica no ativo.
“Em princípio, estamos satisfeitos com ativos que nós temos, mas se houver uma possibilidade real e atrativa, as portas não estão fechadas de jeito nenhum”, afirmou ela.
As análises da Unipar sobre a aquisição da subsidiária da Braskem nos Estados Unidos imaginam uma oferta que passa US$ 1 bilhão, mas nenhum valor é confirmado. Vale ressaltar que a venda surgiu durante uma piora na situação financeira da Braskem, que teve mais um prejuízo no último balanço feito, na quinta-feira (7).