Despedida de Preta Gil no Municipal é marcada pela emoção da família e dos fãs
Pela manhã, o velório da cantora foi aberto ao público no Theatro Municipal; à tarde, o corpo seguiu em cortejo para o Cemitério e Crematório da Penitência

O velório de Preta Gil começou na manhã desta sexta-feira (25), às 9h30, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no Centro. A despedida da cantora reuniu familiares, amigos e uma multidão de fãs até as 14h, quando a cerimônia foi encerrada ao público.
Última homenagem a Preta Gil
Gilberto Gil e Sandra Gadelha, pais da artista, chegaram no início da tarde, acompanhados da irmã Flora Gil. O pai comoveu o público ao entrar no teatro e dar um beijo na testa da filha. Francisco Gil, filho único de Preta, também prestou sua última homenagem, acompanhado da namorada, a ex-BBB Alane Dias. Familiares e amigos mais próximos vestiam branco.
Gilberto Gil dá um beijo na testa da filha (Foto: reprodução/Lia Maciel/MKT Cemitério da Penitência)
Logo cedo, fãs formaram fila na Cinelândia para prestar a última homenagem à artista, que faleceu aos 50 anos no último domingo (20), em decorrência de um câncer, em Nova York. Com cartazes e camisetas personalizadas, alguns admiradores cantaram um dos sucessos da artista, “Sinais de Fogo”.
Diversas coroas de flores foram enviadas por nomes como Ivete Sangalo e Marina Ruy Barbosa. Entre elas, uma foi enviada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não pôde comparecer e foi representado pela primeira-dama Janja, acompanhada da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
“Nasceu para voar, fez seu destino, tocou o céu e espalhou só o amor. O Brasil agradece e celebra sua luz”, diz a coroa enviada pelo presidente da República.
Taís Araújo, Marcelo Serrado, Thiaguinho, Xanddy, Péricles, Carolina Dieckmann, Tiago Abravanel e outros famosos compareceram para prestar a última homenagem à cantora.
Carolina Dieckmmann se emociona em velório de Preta Gil (Foto: reprodução/Agnews)
Cortejo pelo circuito Preta Gil
Após o velório, o cortejo seguiu pelo recém-batizado circuito Preta Gil até o Cemitério da Penitência, no Caju, onde aconteceu uma cerimônia privada antes do processo de cremação. O trajeto, que é percorrido pelos megablocos de carnaval no centro, incluindo o Bloco da Preta, foi nomeado em homenagem póstuma à artista.
A Prefeitura do Rio organizou um esquema especial de bloqueios e interdições nas proximidades do Theatro Municipal, que permanecerão vigentes até as 18h desta sexta-feira.