Morre Preta Gil, aos 50 anos; artista enfrentava câncer desde 2022
Preta Gil morre aos 50 anos nos EUA, onde buscava tratamento experimental contra o câncer; cantora não resistiu às complicações da doença

A cantora Preta Gil faleceu neste domingo (20), aos 50 anos, após uma dura batalha contra um câncer no intestino. Diagnosticada em janeiro de 2023, a doença entrou em remissão no final daquele ano, mas reapareceu em agosto de 2024, atingindo quatro regiões do corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter. Após esgotar as opções de tratamento no Brasil, Preta seguiu para Nova York, onde buscava alternativas experimentais na esperança de controlar a doença.
Batalha contra o câncer
Preta Gil buscou uma segunda opinião fora do país e passou por uma cirurgia de 20 horas em 19 de dezembro para a remoção dos tumores. Filha de Gilberto Gil e criada no ambiente dos grandes nomes da MPB, Preta deixa seu filho Francisco, de 28 anos, e a neta Sol de Maria, de 7.
Ver essa foto no Instagram
Preta Gil e o filho Francisco Gil, antes da cirurgia que durou 20 horas em dezembro de 2024 (Foto: reprodução/Instagram/@pretagil)
Durante todo o seu tratamento contra a doença, a cantora manteve seus fãs informados sobre exames, internações e cirurgias, compartilhando tanto as pequenas conquistas quanto os momentos difíceis, como o grave choque séptico e o término do casamento após a descoberta de uma traição. Em agosto de 2023, ela passou por uma cirurgia de 14 horas para remover o tumor e realizar uma histerectomia total abdominal, que consiste na retirada do útero por meio de uma incisão no abdômen. Apenas no ano seguinte, revelou que também precisou passar pela amputação do reto.
Ver essa foto no Instagram
Preta Gil durante tratamento (Foto: reprodução/Instagram/@pretagil)
No fim de novembro, ela anunciou que retornaria ao hospital para reverter a ileostomia da primeira cirurgia. “É me adaptar e seguir a vida. Sou muito grata”, disse, dividindo mais um momento da luta contra a doença com os fãs.
Em 2024, Preta Gil anunciou o retorno do câncer e o início de uma nova quimioterapia, que não teve os resultados esperados por ela e pelos médicos. Durante uma consulta no Memorial Sloan Kettering Cancer Center (MSK), nos Estados Unidos, ela destacou a busca por tratamentos alternativos em outros países, com estudos e medicamentos ainda não disponíveis no Brasil.
Preta Gil: uma história de talento e luta
Filha de Gilberto Gil com Sandra Gadelha, sua terceira esposa, Preta é irmã de Pedro e Maria, também frutos desse casamento. Por parte de pai, ela tem ainda outros cinco irmãos: Nara e Marília, do relacionamento de Gil com Belina de Aguiar, e Bem, José e Bela Gil, da união com Flora.
Em 2000, aos 29 anos, Preta Gil abandonou a produção e publicidade para seguir a carreira musical. Seu álbum de estreia, Prêt-à Porter, contou com o sucesso “Sinais de Fogo”, uma canção composta por Ana Carolina especialmente para ela. O disco também gerou polêmica pela capa, que mostrava a cantora nua.
Ver essa foto no Instagram
Homenagem de Preta Gil, ao pai, Gilberto Gil (Vídeo: reprodução/Instagram/@pretagil)
Preta seguiu firme na carreira. Lançou mais três álbuns — “Preta” (2005), “Sou Como Sou” (2012) e “Todas as Cores” (2017). Esteve em novelas como “Cheias de Charme” (2012) e “Pé na Cova” (2013), interpretando a si mesma, e atuou como atriz em produções como “Caminhos do Coração” (2007), “Os Mutantes” (2008) e “Ó Pai, Ó” (2008). Criou um bloco de Carnaval que reuniu mais de um milhão de pessoas, animou festas, eventos e casamentos, e levou sua música a palcos de todo o Brasil e também do exterior.
Em comemoração aos dez anos de carreira, Preta Gil lançou o DVD “Bloco da Preta”. O projeto reuniu uma mistura de ritmos brasileiros — do pop ao sertanejo, passando por funk, axé, pagode e samba — e contou com o apoio da bateria “Black Power”. O show também teve participações especiais de artistas como Lulu Santos, Ivete Sangalo, Anitta, Israel Novaes e Thiaguinho.
Preta Gil no "Bloco da Preta", no Rio de Janeiro (Foto: reprodução/Wagner Meier/ Getty Images Embed)
Em 2021, Preta Gil lançou a música “Meu Xodó” ao lado do filho, Fran. Na ocasião, ela contou que a canção foi fundamental para sua recuperação emocional. “Se não fosse o Fran, talvez eu tivesse perdido minha voz de vez. Sou intérprete, não toco instrumentos”, declarou a cantora, ao destacar a importância da parceria com o filho naquele momento difícil.
Canção "Meu Xodó" (Vídeo: reprodução/YouTube/@Blacktape)
Preta Gil também se destacou no ramo empresarial, tornando-se uma das sócias da agência Mynd. A empresa passou a representar diversos nomes de peso do entretenimento, como Luísa Sonza, Pabllo Vittar, Camilla de Lucas, entre muitos outros artistas e influenciadores.
A vida pessoal de Preta Gil
Preta Gil foi casada com o ator Otávio Müller em 1994, com quem teve seu único filho, Francisco Gil. Francisco é pai de Sol de Maria, a única neta da cantora. O casamento com Otávio terminou em 1995.
Em 2009, Preta uniu-se ao mergulhador Carlos Henrique Lima, relacionamento que durou até 2013. No mesmo ano, ela iniciou um namoro com Pedro Godoy. Eles oficializaram a união em 2015 e permaneceram juntos até 2023, quando se separaram durante o período em que Preta enfrentava o tratamento contra o câncer.