A OpenAI lançou o ChatGPT Agent; um assistente de IA que automatiza tarefas
A nova ferramenta permite criar apresentações, fazer compras online e enviar relatórios; mas ainda está em desenvolvimento e apresenta desafios

Na quinta-feira (18) a OpenAI anunciou um novo lançamento: o ChatGPT Agent, a mais nova geração de assistente de inteligência artificial capaz de automatizar tarefas cotidianas. A proposta visa tornar o uso de IA mais prático e eficiente, para ir além das respostas em texto passando a atuar de forma direta em atividades do dia a dia de seus usuários. A empresa afirma que o novo agente tem a capacidade de realizar uma ampla variedade de ações como: fazer compras pela internet, montar apresentações, preencher e enviar relatórios, entre outros. Além disso, usuários poderão contar com agendamento de tarefas recorrentes como, por exemplo, atualizar planilhas semanalmente com dados novos.
Desafios na segurança
Toda essa inovação representa um grande avanço, mas a OpenAI reconhece que o programa ainda impõe desafios. Isso porque, apesar de ter implementado barreiras de proteção, admite que há riscos, principalmente com relação à navegação na web. Ocorre que páginas mal-intencionadas podem tentar enganar o agente, induzindo-o ao compartilhamento de informações sigilosas ou realizar ações indesejadas. Pensando nisso, a OpenAI garantiu total controle ao usuário sobre a ferramenta, garantindo-lhe o poder de interromper o agente a qualquer momento, fazer ajustes que forem necessários no meio da execução e retomar a tarefa sem perder seu progresso.
Disponibilidade e controle
Seguindo o caminho de todas as novidades, o ChatGPT Agent foi liberado primeiro para quem assina o plano ChatGPT Pro, ainda na quinta-feira. Usuários dos planos ChatGPT Plus e Team receberão o acesso dias à frente. Para uma maior segurança, será possível aos usuários apagar o histórico de navegação e encerrar todas as sessões ativas em sites conectados ao agente com apenas um clique. No entanto, os cookies serão armazenados de acordo com as regras de cada site visitado.
Passos promissores
Vale destacar que o ChatGPT Agent está em fase inicial e, por esse motivo, pode apresentar limitações, como erros em apresentações ou respostas pouco refinadas. A desenvolvedora acredita, no entanto, num aprimoramento gradual, mediante a evolução do equilíbrio entre desempenho e segurança. O lançamento do assistente ocorre em meio a uma fase de expansão agressiva da empresa que só em março deste ano atraiu US$ 40 bilhões em investimentos. É o maior valor, que se tem registro em financiamento, alcançado por uma empresa privada de tecnologia.