Prefeita de Los Angeles Karen Bass luta contra políticas de imigração de Trump
Em coletiva, Karen Bass condena as ações federais como ataque a Los Angeles; ela defende a cidade santuário e diz que vai lutar contra o processo de Trump

A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, reafirmou seu compromisso inabalável com a comunidade imigrante da cidade em uma coletiva de imprensa na terça-feira (01). Com a administração Trump intensificando suas políticas imigratórias, Bass não hesitou em condenar as ações federais, descrevendo-as como “cruéis e injustificadas”, e um “ataque total a Los Angeles”.
Ela enfatizou que a cidade, construída sobre a diversidade e a contribuição de imigrantes, não será intimidada pelas pressões de Washington, e reiterou que Los Angeles permanecerá um porto seguro, defendendo seu status de cidade santuário e garantindo que todos os residentes, independentemente de seu status migratório, se sintam seguros e valorizados.
Forças federais em Los Angeles
Uma implantação de forças federais, como a Guarda Nacional e Fuzileiros Navais, em Los Angeles ocorreu em meados de junho, por ordem do presidente Donald Trump, que alegava a necessidade de conter protestos violentos e garantir a “lei e ordem” na cidade.
Protestos eclodem no Condado de Los Angeles motivados por operações federais de imigração (Foto/reprodução: David McNew/Getty Images Embed)
Os protestos que antecederam a repressão foram desencadeados por uma série de batidas de imigração realizadas por agentes do Immigration and Customs Enforcement (ICE) em vários locais da cidade, que resultaram na detenção de dezenas de indivíduos por supostas violações de imigração, gerando indignação e medo na comunidade imigrante e entre defensores dos direitos humanos.
A luta pela ‘Cidade Santuário’
Los Angeles adota uma política de “cidade – santuário” que limita a cooperação da polícia local com as autoridades federais de imigração. Esta estratégia busca criar um ambiente de confiança entre os imigrantes e os órgãos de segurança, para que crimes sejam reportados livremente, sem receio de retaliação ou deportação
Em resposta às políticas de Los Angeles, a administração Trump chegou a abrir um processo contra a cidade, a própria prefeita Karen Bass e o Conselho Municipal. A prefeita de Los Angeles afirmou que a cidade “não se deixará intimidar” e “combaterá” a ação judicial. Ela caracterizou o processo como uma tentativa de “subverter a vontade da cidade” e de interromper uma política antiga de proteção a imigrantes.