A depilação é um procedimento em pauta no mundo feminino. Cera, linha, pinça – todos esses são usados e alvos de comentários negativos, afinal, são doloridos de realizar para a maioria. Quando o objetivo é ficar com a pele lisinha, os contrapontos dos métodos corriqueiros podem acabar se sobressaindo. Mas, com o culto aos cuidados de pele, uma nova maneira de depilação facial está ganhando seu espaço no mercado.
Dermaplaning, conhecido no Japão como kao sori, nada mais é do que um procedimento estético de fácil acesso, que consiste em uma depilação facial feita a partir de uma lâmina específica para o rosto. A técnica tem ganhado bastante notoriedade graças à divulgação do meio digital – especialmente de influencers que trabalham diretamente falando sobre beleza e cuidados com a pele. Indolor, fácil e prático, é compreensível o porquê de estar sendo comentado e recomendado.
Thumbnail da Youtuber Karen Bachini (Reprodução/Youtube)
Com a ajuda de um óleo facial e o uso da lâmina esterilizada, são removidas as camadas superficiais da face e do pescoço. Além da retirada dos pelos indesejados, ainda elimina células mortas e promove renovação celular, contribuindo para, por exemplo, remoção de cicatrizes da acne e aumento da produção natural de colágeno. Também é possível afirmar que aumenta o brilho e a luminosidade da pele, uma vez que, por causa da remoção das células mortas, a pele tem uma resposta melhor à hidratação. Fora, ainda, que é um procedimento recomendado para diminuir rugas e expressões faciais.
Exemplo de lâminas comercializadas para fazer o procedimento em casa (Reprodução/Blog Pajaris)
https://lorena.r7.com/post/Confira-como-usar-e-como-cuidar-da-sua-franja-o-corte-da-moda
https://lorena.r7.com/post/Cabelo-liquido-saiba-como-fazer-de-casa
https://lorena.r7.com/post/Os-ingredientes-mais-controversos-do-mercado-cosmetologico
Importante frisar que peles com acne ativa, sensibilidade, psoríase, dermatites e alergias têm contraindicação ao Dermaplaning. Além disso, uma pausa de pelo menos 21 dias entre um uso da lâmina e outro é aconselhada, para que haja uma resposta melhor na renovação das células do rosto. Outro questionamento comum é se a técnica é capaz de engrossar os pelos, ou se eles crescem mais rápido, mas a resposta é negativa. Ao contrário de outros pelos do corpo, os cabelos do rosto possuem a mesma espessura da raiz às pontas, e o Dermaplaning não consegue alterar isso. Na dúvida, sempre consulte um profissional.
Foto destaque: Reprodução/Fashion Bubbles