Moda

Valentino apresenta coleção ‘Portrait of a Generation’

A nova coleção de pre-fall 2022 “Portrait of a Generation” se propõe a conversar com a geração Z, mas sem abrir mãos dos códigos estéticos tradicionais da Valentino

12 Mai 2022 - 09h15 | Atualizado em 12 Mai 2022 - 09h15
Valentino apresenta coleção ‘Portrait of a Generation’ Lorena Bueri

A Valentino apresenta a “Portrait of a Generation”, sua nova coleção de pre-fall 2022, que reinterpreta a herança da grife italiana para uma nova geração. Nesta criação, o estilista Pierpaolo Piccioli apostou no equilíbrio entre o casual e a alta-costura, a tradição e a modernidade, trazendo para a Valentino um ar de liberdade e apresentando looks em uma ampla gama de cores. 

“Quando o Sr. Valentino começou a desenhar, havia muitas regras sobre como você deveria se vestir”, comentou Piccioli. “Agora, a moda é sobre auto-realização. Esta coleção está mudando a Valentino para o seu novo mundo, dando um novo significado aos seus códigos e valores”. 

Embora a geração Z tenha menor poder financeiro para comprar itens de grandes casas de luxo, o que não significa que não os consumam, ela possui considerável influência sobre o que está ou não em alta, graças a sua forte presença nas redes sociais. Na Valentino, Pierpaolo vem se desafiando a conquistar esse público que trocou as calças skinny pela cintura baixa, mas sem deixar de lado os códigos estéticos da maison. Na nova coleção de pre-fall, o estilista ressignificou peças que eram puramente Valentino. Em suas palavras, ele “embaralhou a atitude”, dos modelos, ajustando seu estilo para criar dissonância e vitalidade. 


Valentino pre-fall 2022 (Foto: Reprodução/ Michael Bailey/ Valentino)


Os looks de “Portrait Of A Generation”, que aparecem nas fotos tiradas no bairro londrino Shoreditch pelo fotógrafo Michael Bailey, foram descritos por Pierpaolo Piccioli como um “retrato de uma nova geração que usa roupas que não são necessariamente diferentes das de dez, vinte anos atrás, mas que se adaptam ao estilo de vida de hoje e ao nosso contexto social”. Esse foi o caso do vestido preto básico, para coquetéis fotografado em um ambiente burguês, que o diretor criativo acredita que pode ser transformado em uma peça para balada. Também na coleção, uma capa branca combinada com uma camisa plissada, que ficaria apropriada em Marisa Berenson nos anos 70, recebeu um toque mais frio ao ser usada com uma blusa marinière cortada e um par de mocassins. Já um suntuoso casaco roxo, bordado com técnicas artesanais da alta-costura da Valentino, foi transformado em um uma espécie de robe e usado sobre uma calça jeans desgastada. Nestas criações, Piccioli torce as referências tradicionais de alta-costura para se adequar a um modo de vestir que privilegia personalidade ao invés de status.


Valentino pre-fall 2022 (Foto: Reprodução/ Michael Bailey/ Valentino)


“Quero dar vida a Valentino”, conta o estilista. “Quero que sua ideia de beleza perfeita seja de alguma forma manchada, por assim dizer, pela realidade da vida de hoje, e a torne viva e relevante para uma comunidade de pessoas sem reverência à moda, mas que a habitam com um sentimento e atitude de criatividade pessoal”. 

A dualidade do mais recente trabalho de diretor criativo também é evidenciada pela delicadeza dos materiais e as modelagens impecáveis que fazem referência ao trabalho da Valentino e, ao mesmo tempo, contrastam com cinturas baixas e minissaias, que conversam com os movimentos mais atuais. 

 

Foto destaque: Valentino lança coleção de pre-fall. Reprodução/ Michael Bailey/ Valentino

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo