Esportes

UEFA confirma reembolso para torcedores após confusão na final da Champions do ano passado

UEFA reembolsará torcedores do Liverpool pela final da Champions League de 2018 em Paris, após relatório apontar falhas organizacionais quase fatais.

07 Mar 2023 - 14h25 | Atualizado em 07 Mar 2023 - 14h25
UEFA confirma reembolso para torcedores após confusão na final da Champions do ano passado Lorena Bueri

A UEFA anunciou na manhã desta terça-feira (7) que vai reembolsar todos os torcedores do Liverpool que estiveram presentes na final da Champions League do ano passado entre o clube inglês e o Real Madrid, no Stade de France, em Paris.

Fortemente criticado em um relatório independente publicado no último mês por falhas organizacionais que "quase levaram ao desastre", o órgão governante do futebol europeu disse hoje que o seu esquema de reembolso cobrirá toda a alocação do Liverpool, que foi de quase 20.000 pessoas. "É notável que ninguém tenha perdido a vida", escreveu o painel de investigação em um documento de 220 páginas.

Os reembolsos serão também pagos aos torcedores do Real Madrid e aos adeptos neutros que cumpram determinados critérios estabelecidos pela UEFA. "Tivemos em conta um grande número de opiniões expressas publicamente e em privado e acreditamos que concebemos um esquema abrangente e justo", disse o Secretário-Geral da UEFA, Theodore Theodoridis.

Ainda a respeito do dia dos conflitos, Theodoridis comentou: "Reconhecemos as experiências negativas desses torcedores no dia e com esse esquema reembolsaremos os torcedores que compraram ingressos e que foram os mais afetados pelas dificuldades de acesso ao estádio", completou o dirigente.


Confusão na entrada de torcedores atrasou final da Champions do ano passado. (Foto/Reprodução/DW)


Milhares de torcedores foram mantidos em filas cada vez mais apertadas por horas antes do jogo do dia 28 de maio no Stade de France, local com capacidade para 75 mil pessoas e que será o principal estádio para os Jogos Olímpicos de Paris de 2024. Na ocasião, muitos fãs foram atingidos com gás lacrimogêneo pela polícia antes da final, que foi adiada por quase 40 minutos.

As declarações da UEFA durante o caos e após o jogo culparam erroneamente os torcedores do Liverpool por chegarem atrasados ao evento e usarem ingressos falsos para tentar entrar. Após o título do Real Madrid, vários torcedores foram roubados por moradores locais enquanto deixavam as dependências do estádio.

O grupo de fãs “Football Supporters Europe” elogiou a decisão de distribuir reembolsos. "O anúncio da UEFA sobre o reembolso de bilhetes é sem precedentes e extremamente bem-vindo, e baseia-se concretamente no pedido de desculpas que estenderam aos torcedores do Liverpool anteriormente", disse Kevin Miles, membro do conselho da FSE.

O conselheiro comentou: "Todos os fãs de futebol que viajaram para apoiar uma equipe no exterior sabem que, embora possam ter sido os torcedores do Liverpool que sofreram no ano passado, esses eventos ou algo semelhante podem ter acontecido com qualquer um de nós", completou.

Imagens da final mancharam a reputação da França para realizar grandes eventos esportivos antes da Copa do Mundo de Rugby deste ano e dos Jogos Olímpicos de 2024, em que ambos terão eventos realizados no Stade de France. A final da Liga dos Campeões deste ano deve ser disputada em Istambul, na Turquia, em 10 de junho.

Foto destaque: Torcedores do Liverpool foram prejudicados pela UEFA na final de Paris. Reprodução/STCO

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo