Tech

Twitter retém contas de Monark e Nikolas Ferreira

Além do Twitter, o deputado federal eleito Nikolas Ferreira (PL-MG) também teve suas contas do Instagram, Facebook e TikTok suspensas pela segunda vez. Entenda o caso.

14 Jan 2023 - 13h47 | Atualizado em 14 Jan 2023 - 13h47
Twitter retém contas de Monark e Nikolas Ferreira Lorena Bueri

Na última sexta-feira (13), o Twitter reteve as contas do apresentador Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark, e do deputado federal eleito em 2022 Nikolas Ferreira (PL-MG), após uma decisão judicial. Monark reunia 1 milhão e meio de seguidores, enquanto o deputado tinha 2 milhões. A conta de ambos era verificada pelo Twitter.

Em vídeo divulgado no Youtube, Nikolas afirmou que suas contas tanto do Instagram quanto do Facebook também foram suspensas, além do seu perfil no TikTok estar indisponível. A Meta – controladora do Facebook e Instagram – afirmou ao G1 que não comentará sobre o caso e até o momento, o Twitter e o TikTok também não se pronunciaram.

Há dois termos utilizados pelo Twitter para se referir a uma conta que está indisponível: “conta suspensa” e “conta retida”. A “suspensa” trata-se de uma decisão própria da plataforma, enquanto a “retida” se refere a uma conta que foi desativada após uma ordem da justiça e é levada em consideração as legislações do local onde a conta foi retida.

Em nossos esforços contínuos para disponibilizar nossos serviços para pessoas de todo o mundo, quando recebemos uma solicitação válida e adequadamente definida de uma entidade autorizada, às vezes pode ser necessário reter o acesso a determinados conteúdos em um país específico. Tais retenções são limitadas à jurisdição específica que emitiu a exigência legal válida ou quando o conteúdo viola as leis locais”. Esta explicação está disponível na central de ajuda do Twitter.


Contas do Twitter de Monark e Nikolas Ferreira retidas. (Foto: Reprodução/Twitter)


Não é a primeira vez que Nikolas Ferreira tem suas contas suspensas. Após compartilhar Fake News sobre o sistema eleitoral em novembro de 2022, o Twitter, Facebook e Instagram derrubaram suas contas temporariamente. Na ocasião, o próprio Nikolas publicou sobre os alertas de bloqueio que recebeu.

Também em novembro, o canal no Youtube do Monark foi desativado. Na época, a plataforma afirmou ter suspendido a conta devido ao cumprimento de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em fevereiro de 2022, o Youtube parou de monetizar o canal do apresentador devido a uma violação das diretrizes da plataforma. Isto porque dias antes, Monark defendeu a existência de um partido nazista no Flow Podcast, o que levou ao seu desligamento do programa. 

Foto Destaque: Monark e Nikolas Ferreira. Reprodução/Terra/O Globo

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo