Tech

Taiwan ajudará na infraestrutura digital da Ucrânia

Em uma tentativa de reconstrução pós-guerra, Taiwan vai colaborar com a Ucrânia a fim de melhorar sua infraestrutura digital. A ajuda virá, principalmente, em áreas como a do ensino remoto.

14 Jan 2023 - 16h10 | Atualizado em 14 Jan 2023 - 16h10
Taiwan ajudará na infraestrutura digital da Ucrânia  Lorena Bueri

Audrey Tang, ministra digital da ilha de Taiwan, afirmou à Reuters que ajudará a Ucrânia a se reerguer tecnologicamente. Os principais esforços se voltarão para áreas do sistema educacional. Segundo ela, ainda não há negociações oficiais com o governo ucraniano, porém, a ministra já entrou em contato através de conexões pessoais.

O confronto entre Rússia e Ucrânia teve inicio em fevereiro de 2022 e desde então, estima-se que 200 mil soldados foram mortos e feridos e cerca de 40 mil civis morreram, de acordo com o general dos Estados Unidos, Mark Milley.


Guerra na Ucrânia. (Foto: Reprodução/ Alexander Ermochenko/Agência Brasil)


 “Taiwan já forneceu ajuda humanitária (para a Ucrânia) em termos de geradores, equipamentos e outros, mas também estamos pensando na camada digital. Queremos fornecer o que tem permitido que várias pessoas em Taiwan sejam uma comunidade de aprendizado transcultural, apesar das origens muito diferentes”, afirmou a ministra na última sexta-feira (13).

Tang foi nomeada ministra digital de Taiwan em agosto de 2022. A ministra está em Vilnius, na Lituânia. Esta é sua primeira viagem ao exterior desde que assumiu o cargo. Taiwan abriu um gabinete de representação na cidade em novembro de 2021, o que incomodou a China, uma vez que o país reconhece que a ilha autogovernada faz parte de seu território. Inclusive, o conflito entre Taiwan e China preocupa os especialistas.

Taiwan é um dos locais mais estratégicos para as potências mundiais. China reconhece que o território pertence a ela enquanto o governo de Taiwan se identifica como um estado independente, o qual possui legislações próprias. Apesar de possuir economia moderna, Taiwan enfrenta pressões de Pequim, pois o governo chinês tenta isolá-la do resto do mundo.

No fim de 2022, a China disparou mísseis sobre a ilha e enviou dezenas de aeronaves e navios militares. Em seguida, os Estados Unidos entraram em cena e comunicaram que ajudariam Taiwan a se defender. 

Foto Destaque: ensino remoto. Reprodução/Pixabay

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo