Saúde

Saiba como diferenciar Influenza e Covid-19

Especialistas apontam que existem diferentes formas de sintomas e contágios entre essas duas doenças: Influenza e Covid-19. Confira a seguir quais são eles e fique atento aos sinais

3 min de leitura
17 Dez 2021 - 11h22 | Atualizado em 17 Dez 2021 - 11h22

Com o surgimento da nova variante Ômicron e com o aumento de casos de Influenza, as pessoas ficam com medo de confundir as duas doenças e incertas se devem reunir com família e amigos no final de ano. 

Devido ter os sintomas muito parecidos, as duas infecções podem ser facilmente confundidas. Obviamente, a certeza do diagnóstico só é possível com um teste de antígeno. Entretanto, especialistas no caso, explicam que há certos sinais que podem auxiliar a diferenciar a Influenza e a Covid-19. Confira a seguir:


Homem com tosse. (Foto: Reprodução/Cottonbro/Pexels)


Influenza

Gripe causada pela infecção do vírus Influenza; tem baixa resistência contra o álcool, pois o vírus permanece sobre superfícies e mãos e, logo nos primeiro dias, já apresenta sintomas agudos da doença:

Febre alta;

Tosse;

Coriza;

Congestão nasal;

Irritação nos olhos;

Calafrios;

Dores musculares;

Dor de garganta;

Intenso mal-estar;

Perda de apetite;


Covid-19

Ao contrário da gripe Influenza, a Covid-19 começa a evoluir a partir do 7° dia. Ademais, a doença tem a probabilidade de levar a um quadro de insuficiência respiratória. Entretanto, com a nova cepa Ômicron, apesar de ser três vezes mais contagiosa que a Delta, ela é menos grave e traz sintomas mais leves.

Segundo pesquisadores da Universidade de Oxford, localizada no Reino Unido, os sintomas da ômicron são "diferentes" das cepas anteriores da Covid-19 e incluem:

Dor de garganta;

Congestão nasal;

Dor no corpo, principalmente na região da lombar;

Problemas estomacais e diarreia.

https://lorena.r7.com/post/Os-principais-sintomas-da-Omicron

https://lorena.r7.com/post/Media-movel-de-mortes-por-covid-19-no-Brasil-e-de-183-por-dia

https://lorena.r7.com/post/Avela-pode-impedir-doencas-cardiovasculares-e-danos-celulares


Já os sintomas da Delta e gama, incluem:

Tosse;

Febre;

Perda de olfato e paladar;

Dor no corpo;

Dor de cabeça;

Fadiga muscular.

Contudo, tem que se ter em mente que os sintomas se manifestam de diferentes formas em diferentes faixas etárias. O mais indicado seria procurar ajuda médica.

 

Foto destaque: Homem com indisposição. Reprodução/Andrea Piacquadio/Pexels.

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo