Mesmo após dois anos sem horário de verão, alguns celulares do Brasil continuam alterando seus relógios automaticamente causando transtornos na rotina de algumas pessoas. No último domingo (7), usuários ao redor do país relataram que seus smartphones estavam com a hora adiantada. Isso porque foi no primeiro fim de semana de novembro de 2018 que o horário de verão esteve em vigor pela última vez. Desde então, mesmo após o cancelamento, alguns celulares continuam realizando a mudança.
O transtorno, que é mais frequente no sistema operacional Android, ocorre porque alguns dispositivos ainda estão programados para padrão de 2018, ou seja, possuem software desatualizado. Segundo o Google, empresa dona do Android, esse erro foi registrado principalmente em celulares com versões anteriores ao Android 10.
Falha de horário está relacionado com sistemas operacionais antigos. (Foto: Reprodução/Sebi Pintilie/Pexels)
A empresa explicou que para garantir que o relógio esteja na hora correta, é utilizado o banco de dados global da Autoridade para Atribuição de Números de Internet (IANA, em inglês). Essa entidade é responsável por definir padrões numéricos na internet, como fusos horários e endereços IP. As gerações de Android sucessivas receberam um recurso que facilita a atualização do banco de dados da IANA. O Google ainda alerta que no terceiro domingo de fevereiro de 2022 o erro pode voltar a acontecer.
Para tentar driblar o erro, é preciso alterar configurações do dispositivo. Veja o passo a passo:
1-Abra as configurações do seu smartphone
2-Vá até a opção “Sistema” e, em seguida, selecione “Data e Hora” (a depender do aparelho, pode não ser necessário passar pelo menu “Sistema”).
3-Desative as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”.
Leia Mais: Microsoft: Novo notebook e sistema operacional para a educação
Leia Mais: Meta (ex Facebook) planeja um Smartwatch para competir com Apple e Samsung
Leia Mais: Netflix entra oficialmente na indústria de games
Não há dados sobre a frequência que o problema ocorre no iPhone, mas se for o caso, também há como se prevenir do erro:
1-Na tela principal, toque a opção “Ajustes”
2-Toque a opção “Geral”.
3-Após isso, selecione “data e hora”.
4-Desabilite a opção de configuração do horário “Automaticamente” e em seguida coloque manualmente a hora correta.
Foto Destaque: Smartphone. Reprodução/Miriam Alonso/Pexels