Notícias

Por que a falta de ureia ameaça produção de alimentos no mundo

A ureia usado também como fertilizante tem um aumento e causa preocupação a agricultores e caminhoneiros que precisa da matéria prima para garantir o sustento de suas famílias.

3 min de leitura
11 Dez 2021 - 12h25 | Atualizado em 11 Dez 2021 - 12h25

A escassez de ureia vem sendo considerada e observada em vários lugares do mundo, principalmente na Correia do Sul, Austrália, Índia. As primeiras pessoas que sofrem são os agricultores e caminhoneiros com a falta desse produto. A ureia produzida industrialmente para vários fins, como principalmente o uso de fertilizantes. É o ingrediente-chave de um produto para veículos a diesel, extremante fundamental para reduzir as emissões de poluentes.

A ureia é um fertilizante muito popular, conhecido em vários países. Contudo os preços mundiais dos fertilizantes subiram a níveis muito elevados, comparados as outras décadas, de acordo com o Banco Mundial. Porém esse aumento é explicado devido o alto custo da energia que vem ficando mais cara, junto com o gás que é matéria-prima fundamental para a produção do fertilizante.

https://lorena.r7.com/post/Tres-doses-da-Pfizer-neutralizam-a-nova-variante-Omicron-informam-farmaceuticas 

https://lorena.r7.com/post/Queima-de-fogos-em-Copacabana-foi-aprovada-para-o-Reveillon-de-2022 

https://lorena.r7.com/post/Depois-de-42-anos-de-funcionamento-hotel-famoso-de-Sao-Paulo-encerra-atividades 

Todavia, o lugar mais afetado que vem sofrendo com o aumento de preço é a índia. O país asiático é o principal importador de ureia. Sua agricultura precisa do produtor como forma de empregar cerca de 60% da força de trabalho do país depende do meio para sustentar suas famílias e 15% representa a economia. Já a Índia exposta aproximadamente 30% das 35 milhões de toneladas do seu consumo anual de ureia.


Preços dos fertilizantes causa preocupação em agricultores. (Foto: Reprodução/GettysImagens/BBCBrasil)


Ademais, o aumento do preço deste composto químico não está só observado e sentido pelos agricultores. Mas também na produção de fluido de escapamento de diesel, solução usada para reduzir as emissões em veículos movidos a este produto. Seu uso é obrigatório nos caminhões de alguns países, por exemplo a Correia do Sul e Austrália. Com isso, os caminhoneiros estão sofrendo com a alta do produto. A ureia é um produto fundamental, para chegar ao seu estado final. Primeiro se obter o composto que é conhecido como gás, segundo é convertido o gás em amônia e assim em terceiro é desidratado para formar a ureia.

 

Foto destaque: Homem ultilizando fertilizante. Reprodução/GettysImagem/BBC Brasil.

Deixe um comentário