Notícias

PIX Saque e PIX Troco começam a valer hoje

Banco Central anunciou o começo das funcionalidades PIX Troco e PIX Saque, ambas as modalidades permitirá o usuário sacar dinheiro sem a utilização de caixa eletrônico

29 Nov 2021 - 11h00 | Atualizado em 29 Nov 2021 - 11h00
PIX Saque e PIX Troco começam a valer hoje  Lorena Bueri

O novo queridinho das transaçõs bancárias no Brasil, o PIX, ganha dois novos serviços. Nesta segunda-feira (29), começa a valer as modalidades PIX Troco e PIX saque anunciadas em setembro pelo Banco Central (BC). De acordo com o BC, o PIX Saque permitirá  o saque em dinheiro em estabelecimentos comerciais; e o PIX Troco também permitirá o saque, porém associado a alguma compra ou á prestação de serviço. 

As duas modalidades prometem permitir o usuário fazer saques em estabelecimentos comerciais sem caixa eletrônico. A oferta dos produtos é opcional e depende da adaptação dos sistemas das lojas. Até a última sexta-feira o Banco Central não registrou nenhum estabelecimento para ofertar os novos serviços. 

"Eles poderão iniciar a oferta a partir de 29/11, sendo um processo gradual de adoção", explicou o BC, em nota. "A efetiva disponibilidade aos usuários finais requer, ainda, que os estabelecimentos comerciais e demais agentes, adaptem seus sistemas e realizem os procedimentos operacionais para a oferta dos serviços", concluiu.

https://lorena.r7.com/post/Atencao-e-cuidado-com-o-Pix-nesta-Black-Friday

https://lorena.r7.com/post/Golpe-do-PIX-hackers-contam-como-enganam-vitimas-saiba-como-se-proteger

https://lorena.r7.com/post/PIX-completa-1-ano-e-adota-novas-medidas-de-seguranca 


Segundo o BC, todas as pessoa que tiverem conta em instituições bancárias que ofertam PIX poderão utilizar os novos serviços. No entanto, existe o limite de 8 operações gratuitas por mês para pessoas físicas. Passando esse limite, a instituição financeira pode cobrar taxa. 

O limite máximo de transações do PIX Saque e Pix Troco é de 500 reais durante o dia, e de 100 reais no período da noite (das 20h às 6h). Porém, há, no entanto, liberdade para que os ofertantes dos novos serviços escolham limites inferiores caso achem melhor.

Entenda PIX Saque e PIX Troco: 


Explicação de PIX Saque e Pix Troco. (Foto: Reprodução/Banco Central)


O PIX Saque funciona assim: O cliente chegará a um estabelecimento que oferta a nova modalidade e será aprensentado a um QR Code para que seja feito o PIX. Após autenticação do pagamento, o cliente recebe o valor da transferência em dinheiro. 

O PIX troco funciona assim: Ele funciona de forma parecida com o Pix Saque. A diferença é que o saque do dinheiro em espécie pode ser efetuado durante o pagamento de uma compra ao estabelecimento. Nesse caso, o PIX é feito pelo valor total da compra + saque. Sendo assim, no extrato do cliente, aparecerá o valor correspondente ao saque e a compra. 

Podem ofertar os novos serviços qualquer estabelecimento comercial; instituições financeiras com rede própria de ATM; terminais de auto atendimento, como caixa 24 horas e entidades que ofertam rede independente de ATM.  Vale lembrar que o estabelecimento pode escolher adotar apenas um dos novos serviços se achar melhor.

 

Foto Destaque: Pix e dinheiro. Reprodução/Extra Online.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo