Notícias

Os líderes estrangeiros presentes na posse de Lula

De embaixadores a presidentes, cerca de 120 países estarão representados na posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo informações divulgadas pela equipe do petista.

01 Jan 2023 - 18h40 | Atualizado em 01 Jan 2023 - 18h40
Os líderes estrangeiros presentes na posse de Lula Lorena Bueri

Cerca de 65 delegações estrangeiras composta por chefes e vices chefes do Estado, de governo e do poder, ministros de negócios estrangeiros e enviados especiais também confirmaram presença. serão 19 chefes do Estado, chefes de missões diplomáticas e representantes de organizações internacionais, entre outros.

Houve uma especulação sobre se o presidente da Venezuela, Nícolas Maduro, ou alguma delegação por ele compareceria à posse. Maduro acabou decidindo não comparecer e enviar o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodrigues.

Quem também está confirmado na posse são os presidentes de Portugual, Argentina, Alemanha, Colômbia, Uruguai, Equador, Espanha, Bolívia,Chile, Paraguai,Guiana, Suriname,Honduras, Togo, Peru, Guiné Bissau, Timor Leste, Cabo Verde, Zimbábue e Angola.

Segundo o responsável pelo cerimonial da posse, será o maior evento com autoridades estrangeiras de alto nível no Brasil desde os Jogos Olímpicos Rio 2016.


                                                                            Lula. (Foto/Reprodução: Valor Econômico)


Entre os europeus que estão na lista oficial está o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Também confirmaram presença o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, e o rei da Espanha, Felipe VI. Reino Unido, França e a União Europeia (UE) decidiram ser representados por enviados especiais.

A enviada do Reino Unido, é Thérèse Coffey, secretária de Estado para Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais. Ela já se reuniu com membros da equipe de transição de Lula durante a COP-27, no Egito. O presidente argentino, Alberto Fernández, foi um dos primeiros a confirmar presença publicamente na posse.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que não participará do evento. Em seu lugar, a Casa Branca anunciou três enviados,  a secretária do Interior, Deb Haaland, Douglas Koneff, encarregado de Negócios da Embaixada em Brasília, e Juan Gonzalez, assistente especial do presidente e diretor sênior para Assuntos do Hemisfério Ocidental, do Conselho de Segurança Nacional. 

Já a China enviará o vice-presidente Wang Qishan para liderar a delegação chinesa na cerimônia de posse. O ministro Wang Wenbin, das Relações Exteriores, disse que a diplomacia entre os dois países é estratégica.

Mesmo com o conflito atual entre Rússia e Ucrânia, as duas nações confirmaram que enviarão representantes, segundo a equipe de transição.

 

Foto/Destaque: Lula comemorando a vitória das eleições. (Foto/Reprodução: Brasil de fato)

 

 

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo