Saúde

Ômicron: o que falta saber sobre essa nova variante

Ainda há dúvidas sobre transmissão desta mutação do Coronavírus e medidas não farmacológicas e vacinação seguem sendo fundamentais para a cobertura vacinal suficiente no mundo

30 Nov 2021 - 21h00 | Atualizado em 30 Nov 2021 - 21h00
Ômicron: o que falta saber sobre essa nova variante Lorena Bueri

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a variante do coronavírus registrada pela primeira vez na África do Sul, batizada de Ômicron, representa um risco maior de reinfecção de covid-19, o que monstram evidências preliminares.Classificada como B.1.1.529 essa variante também das versões coronavírus que causaram impacto na pandemia.A nova variante da SARS-CoV-2, B.1.1.529, denominada ômicron foi detectada entre os dias 11 e 23 de novembro na África do Sul, parece que esta se espalhando muito rapidamente pela região da província de Gauteng em Joanesburgo.

Não sabemos como essa variante ômicron irá se comportar em outra população com a incidência onde a taxa de vacinação são maiores.

Mas temos que estar atentos!

A B.1.1.529 possui mais de 50 mutações no seu genoma em relação ao vírus original coronavírus, descoberto em Wuhan, na China, no fim de 2019. 

O que os cientistas se preocupam é com o acúmulo de mutações nessa proteína, através da qual o vírus se liga em células humanas para efetuar a invasão em nosso organismo.


Mutação do virus/reprodução:bbc.com


O que se sabe:

•Facilitade reinfecção pela ômicron

•Ausência de mortes ligadas a nova cepa 

•Medidas não farmacológicas  como máscara, distanciamento, ambientes ventilados e etc.. funcionam contra variantes

•A Variante apresenta um "grande número de mutações", em casos preocupantes

•Todos os continentes registraram casos da variante

O que ainda não sabemos

•Se a nova variante é mais transmissível

•Se causa sintomas mais graves e com possibilidades de mortes

•Se a Ômicro apresenta resistência à vacinação

https://lorena.r7.com/post/Medicamento-aprovado-pela-Anvisa-para-tratamento-do-HIV

https://lorena.r7.com/post/Anvisa-pede-para-suspender-desembarques-de-passageiros-africanos-no-Brasil

https://lorena.r7.com/post/Cientistas-descobrem-nova-variante-da-Covid-19-com-varias-mutacoes

Segundo especialistas, ele mostra que o ritmo de transmissão da variante é superior ao de outras, inclusive as já famosas, como a delta, mas, ao mesmo tempo,s dados se referem exclusivamente à África do Sul,

Por isso, não é possível extrapolar a análise e dizer que o mesmo vai se repetir em países com outras taxas de vacinação e de pessoas que já tiveram a Covid-19.

"Todas essas medidas não farmacológicas continuam valendo e continuam sendo extremamente importantes até que tenhamos uma cobertura vacinal suficiente no mundo todo", dizMariângela Simão, vice-diretora geral de medicamentos da OMS.

Os vírus e suas variantes não respeitam fronteiras nacionais. Mas é possível retardar a disseminação da nova variante nas as restrições de viagem podem ajudar a diminuir as transmissões por exemplo, o que vários países já fizeram.

 

(Foto de destaque:Variante ômicron mutação do coranavírus/reprodução:bbc.com)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo