Saúde

Medicamento aprovado pela Anvisa para tratamento do HIV

Anvisa aprova medicamento para tratamento do HIV que reúne combinação de duas substancias e um único comprimido em dose diária que antes não estava disponível e já garante avanço no combate ao vírus

30 Nov 2021 - 17h30 | Atualizado em 30 Nov 2021 - 17h30
Medicamento aprovado pela Anvisa para tratamento do HIV Lorena Bueri

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta segunda-feira (29) que aprovou novo medicamento para o tratamento do HIV.É uma conbinação de duas susbstancias a lamivudina e o dolutegravir sódico em um só comprimido."A aprovação representa um avanço no tratamento das pessoas portadoras do vírus que causa a Aids, já que reúne em uma dose diária dois antirretrovirais que não estavam disponíveis em um só comprimido. A possibilidade de doses únicas simplifica o tratamento e a adesão dos pacientes", afirmou em nota a agência.


Mendicamentos para tratamento do HIV/Foto reproduçã:portal.rodadecuia.com.br


Segundo a agência em bula aprovada, o novo medicamento faz uma redução da quantidade de HIV no organismo do portador, mantendo-a em um nível considerado baixo. Além do remédio promover um aumento da contagem de cédulas CD4, que exercem papel importante no sistema do imune saudável, ajudando a combater as infecções.

https://lorena.r7.com/post/Anvisa-pede-para-suspender-desembarques-de-passageiros-africanos-no-Brasil

https://lorena.r7.com/post/Butantan-espera-aprovacao-da-Anvisa-para-o-uso-da-CoronaVac-em-criancas

https://lorena.r7.com/post/Cientistas-descobrem-nova-variante-da-Covid-19-com-varias-mutacoes

O medicamento pode ser prescrito com finalidade de tratamento completo da infecção pelo vírus em adultos e adolescentes acima de 12 anos com pesando no mínimo de 40 kg, desde de que não possua histórico de tratamento antirretroviral prévio ou em substituição ao regime antirretroviral atual em pessoas com supressão virológica.

Na fase inicial dos testes em humanos, fase 1, foi publicada formalmente no registro do Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos Estados Unidos. Estudos iniciais vão envolver 56 pessoas com idades entre 18 e 50 anos não portadoras do vírus.

No Brasil a distribuição dos antirretrovirais é feita gratuitamente desde 1996 pelo o Sistema Único de Saúde (SUS) que garante o tratamento para pessoas portadoras do vírus HIV independetente de sua carga viral.

O registro foi concedido ao laboratório GlaxoSmithKline Brasil Ltda.companhia farmacêutica britanica que, segundo a Anvisa, apresentou após estudos de eficácia e segurança com dados que sustentam as indicações autorizadas.

 

(Foto em destaque:Anvisa aprova mendicamento para tratamento HIV em um só comprimido :Fonte/sonoticiaboa.com.br)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo