Beleza

O uso da gelatina na finalização dos cachos

Conheça a técnica de finalização com gelatina capilar que pode levar os cachos à definição perfeita, duradoura e diminuição do frizz, além de contribuir para a hidratação e nutrição dos fios.

3 min de leitura
22 Dez 2021 - 09h00 | Atulizado em 22 Dez 2021 - 09h00

Não é preciso dizer que os cuidados necessários com cabelos cacheados são completamente diferentes dos que são recomendados aos cabelos lisos. As “molinhas” naturais, para os adeptos a cachos mais fechados, definidos e com menos frizz, requerem mais atenção na hora da finalização. Entra em cena, portanto, um queridinho das cacheadas e crespas: a gelatina capilar.

Mas afinal, o que seria isso? A gelatina é um produto capilar em formato de gel, que garante uma definição perfeita para os cabelos, além de conter ativos nutritivos para hidratar enquanto dá o efeito desejado. Elas podem ser utilizadas sozinhas, ou aliadas a outro produto finalizador, e o seu efeito varia conforme a gelatina escolhida. É um finalizador, como se fosse um ativador de cachos, muito utilizado em cabelos ondulados, cacheados e crespos (contemplando as curvaturas 2ABC, 3ABC e 4ABC). Ajuda, em especial, a trazer a textura cacheada para pessoas que estão enfrentando a tão temida transição capilar.


Exemplo de gelatina capilar. (Foto: Reprodução/Apenas Ana)


Ao mesmo tempo em que finaliza os cachos, também oferece nutrientes para nutrir, hidratar e recuperar a fibra capilar. Também ajuda a combater o frizz e pode ser usada pura como um gel, ou misturada a um creme de pentear. Seu manuseio não esconde segredos: com um punhado de gelatina na palma da mão, deslize-a de mecha em mecha com os cabelos úmidos, uniformemente, em especial nas pontas (é comum que cabelos cacheados tenham as pontas mais secas e desestruturadas por uma questão de textura do fio).

 

https://lorena.r7.com/post/Saiba-o-significado-das-cores-para-usar-no-seu-Reveillon

https://lorena.r7.com/post/O-bronze-perfeito-e-saudavel-para-esse-verao

https://lorena.r7.com/colunista/Rebeca-Louise/post/O-retorno-da-alfaiataria-esportiva


Como a fase “finalização” insinua, a gelatina usada para finalizar o cabelo não requer enxágue, nem nada parecido. Apesar de ser comum no fim do processo, a gelatina capilar também pode se fazer presente no momento da máscara, por meio da mistura de produtos visando oferecer os nutrientes aos fios que naturalmente se perdem. Entre alguns dos benefícios os quais a gelatina leva para o cabelo crespo e cacheado, estão a hidratação, definição dos cachos, dar volume sem ressecá-los e a ajuda no controle do frizz.

 

Foto destaque: Ana Lídia Lopes. Reprodução/Instagram. 

Deixe um comentário