O que é preciso para se ter uma vida saudável?

Publicado 22 de Apr de 2021 às 19:52

Levar uma vida saudável significa fazer escolhas que resultem em um corpo e em uma mente saudáveis. Ser saudável significa não estar doente. Para levar uma vida saudável, geralmente as pessoas se alimentam bem e praticam exercícios. 

O que muitos acabam não percebendo é que, com uma rotina saudável, estamos diminuindo os custos com saúde – seja em consultas particulares, cirurgias, medicamentos, convênios e entre outros. Além disso, poupamos nosso tempo esperando em filas dos serviços de saúde.


 Moça comendo verduras. Reprodução: UOL.


Dias corridos, falta de tempo para tudo, inclusive para cuidar de você. Com isso, não existe saúde que aguente. Então, é preciso mudar alguns hábitos para ter uma vida saudável. Na verdade existem algumas coisas bem simples que você pode fazer em seu dia a dia, que vai contribuir para o seu bem-estar.

https://lorena.r7.com/post/Ansiedade-na-quarentena

https://lorena.r7.com/post/Abuso-psicologico-Entenda-o-que-e-e-como-identificar

https://lorena.r7.com/post/Cuidados-com-os-exageros-ao-consumo-de-bebidas-alcoolicas-nas-festas-de-fim-de-ano

Hábitos para ter uma vida saudável

Tenha foco e disciplina para começar a mudar a sua rotina. Pode ser um pouco difícil, mas quando você se acostuma tudo entra no ritmo.

1-Frutas, verduras e legumes

Deixe o fast food de lado, ele pode ser mais rápido, mas não é saudável. Inclua verduras, legumes e frutas em sua alimentação diária. Esses alimentos são ricos em minerais, vitaminas e fibras que são essenciais para o seu organismo.

2-Sucos naturais

Junto com o fast food estão os refrigerantes e sucos industrializados, que costumam ter alto teor de açúcar. Optando por sucos naturais você conseguirá absorver os nutrientes necessários.

3-Beba água

Seu organismo necessita de pelo menos dois litros de água por dia. Para não esquecer, ande sempre com uma garrafinha, deixe em lugares visíveis e, assim, você se manterá hidratado.

4-Movimente-se

Caminhe, corra, dance, pratique exercícios. Você precisa se movimentar para que o seu corpo funcione melhor. Escolha uma atividade que você goste e mantenha o compromisso de fazê-la, pelo menos três vezes por semana. Manter-se ativo, por exemplo, diminui o risco de obesidade, hipertensão e diabetes tipo 2.

5-Durma

O ideal é dormir 8 horas por noite. Não é só a quantidade de horas de sono que importa, mas a qualidade também. Procure relaxar antes de dormir. Desligue os aparelhos eletrônicos, desconecte-se.

6-Controle os nervos

Não é uma tarefa muito fácil, mas é importante. O estresse contribui para o aparecimento de outras enfermidades e, por exemplo, é um fator de risco para doenças do coração. Respire fundo, medite e busque algo que traga tranquilidade.

São pontos simples de incluir no dia a dia e que trazem muitos benefícios. A saúde deve ser prioridade. Portanto, lembre-se sempre de consultar um médico e faça exercícios físicos com o acompanhamento de um profissional especializado.

(Foto Destaque:O que é preciso para se ter uma vida saudável? Reprodução/UOL)

Deixe um comentário