Saúde

O poder da meditação pode te ajudar a cometer menos erros

Segundo um estudo realizado pela Michigan State University, a atividade que já se mostrou com grande eficácia, vai muito além de ficar apenas alguns minutos parado e em silêncio.

13 Fev 2022 - 11h17 | Atualizado em 13 Fev 2022 - 11h17
O poder da meditação pode te ajudar a cometer menos erros Lorena Bueri

Muitas pessoas que enfrentam diferentes tipos de problema, como esquecimento, estresse e indecisão, podem adquirir os inúmeros proveitos da meditação. Além disso, a prática pode proporcionar outros benefícios que talvez não se imagina.

Um recente estudo feito pela Michigan State University mostrou que a meditação também pode ajudar a cometer menos erros no dia a dia. A pesquisa que contou com ao menos 200 participantes, teve como objetivo entender como o hábito pode afetar ainda mais o comportamento humano.

A análise foi realizada por meio da meditação de monitoramento aberto. Esse tipo de meditação funciona através da concentração do que está acontecendo com a mente e o corpo, um pouco diferente da tradicional que é focada na respiração e um objetivo único.


Meditação. (Foto: Reprodução/Getty Images)


Nesta técnica de monitoramento aberto, sentimentos, pensamentos e sensações são o objetivo principal. Segundo o coautor do estudo, Jeff Lin, o foco é prestar muita atenção para onde a mente está indo, sem ficar preso no cenário ao redor.

No entanto, foi através do exame de eletroencefalografia, mais conhecido como EEG, que se chegou à resposta do teste. O exame mediu a atividade cerebral enquanto os participantes meditavam. Por fim, para completar o procedimento, foi feito um teste de distração computadorizada.

Segundo Lin, esse tipo de exame foi escolhido pela precisão de resultado que pode gerar, pois de acordo com o doutorando em psicologia, o EEG é capaz de medir por milissegundos toda atividade do cérebro. O procedimento ajudou na comparação neurológica entre erros e acertos dos envolvisos.

Com uma meditação em torno de 20 minutos realizada no estudo, o resultado foi obtido através de um sinal neural. Chamado de ‘positividade do erro’, este sinal acontece meio segundo após um erro cometido.



Meditação. (Foto: Reprodução/Getty Images)


O interessante na análise é a explicação de como o sinal está diretamente ligado ao consciente do indivíduo em reconhecer imediatamente algo que fez de errado. A sinalização, então, foi precisa e imediata ao mostrar o aumento da atividade ceebral ao tentar corrigir o ato dos participantes.

Para os pesquisadores, a análise deixou claro a eficácia e potência da prática mediadora, além de problemas emocionais, mas também comportamentais. Segundo Jason Moser, outro coautor da pesquisa,  o mais impressionante foi perceber que 20 minutos já mostraram o resultado, sendo capaz de aumentar a potência cerebral em identificar os erros cometidos pelo ser humano.

Benefícios da meditação

Ainda falando sobre a atividade que cada vez mais vem fazendo parte na rotina das pessoas, veja alguns dos diversos benefícios desse hábito que pode ser feito em alguns minutos do seu dia, mas pode trazer resultados para vida toda.

• Melhora no sistema imunológico;
• Controla a ansiedade e depressão;
• Estabiliza no fluxo sanguíneo;
• Previni doenças cardíacas;
• Aumenta a energia e humor;
• Estimula a concentração e criatividade;
• Traz sensação de paz e equilíbrio.

 

Foto destaque: Meditação. Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo